Desenvolvimento x meio ambiente - Banco de redações


Desenvolvimento versus Meio Ambiente

Enviada em: 23/11/2011

Status:

Corrigida
PUBLICIDADE

Será que a busca incessante do homem pelo desenvolvimento, ainda que este coloque em risco a vida no planeta, valeu a pena? A resposta a essa pergunta é simples: não. Se para haver desenvolvimento é preciso desmatar, poluir, extinguir espécies da nossa fauna e flora, o que restará para nossos filhos e netos?
Podemos ter o carro do ano, o computador de última geração, o celular que acessa a internet, mas de nada adianta termos toda essa tecnologia a nosso favor se para desenvolvê-la foi necessário desmatar quilômetros de florestas, poluir litros e litros de rios e mares e saturar nossa atmosfera com gases poluentes que só contribuem para que a temperatura do planeta se eleve.

A capacidade de carga da Terra, ou seja, aquilo que nosso planeta conseguiria sustentar de forma equilibrada, está acima do limite. Seriam necessários, pelo menos, mais quatro planetas Terra para suportar o tipo de vida que levamos, afirmam os cientistas.

Países como os Estados Unidos e China, considerados grandes potências mundiais, além de serem os responsáveis pelo desenvolvimento de altas tecnologias, são também os que mais poluem e que menos contribuem para a conservação ambiental. Embora muito reticentes, os americanos, juntamente com diversos líderes de outros países, assinaram o protocolo de Kyoto, que visa a redução da emissão de poluentes na atmosfera.

A caça predatória de baleias no Japão, para saciar aqueles que apreciam a sua carne, é outro exemplo de que não vale a pena colocar em risco nosso planeta. E quando as baleias forem exterminadas? Provavelmente esses caçadores irão em busca de outras espécies e assim continuarão num ciclo de extermínio que um dia terá fim, pois conforme pesquisadores e estudiosos no assunto, os recursos do planeta são limitados.

Felizmente, existem pessoas conscientes do quanto estamos destruindo nosso planeta pela busca desenfreada por desenvolvimento, como os ativistas do Greenpeace, organização não-governamental, que lutam e protestam pela conservação da vida na Terra.

Devemos ser compreensivos e conscientes do mal que estamos causando ao nosso planeta e, consequentemente a nós mesmos. É preciso parar e pensar: e daqui a alguns anos, ainda teremos água potável para beber, conseguiremos respirar um pouco de ar puro? São dúvidas que devemos colocar em xeque quando só pensamos em desenvolvimento e tecnologia.

Comentários do corretor


Você soube desenvolver um projeto de claro que soube utilizar os recursos da língua e tratar das questões que envolvem o tema. Parabéns! Contudo, não houve extrapolação do recorte temático para chegar à total excelência.


Competências avaliadas


Item Nota
Conteúdo Avalia se o texto corresponde às expectativas geradas pela proposta do tema. Assim como no vestibular, aqui a redação que fugir ao tema proposto será anulada 1.5
Estrutura do texto Avalia se o usuário consegue fazer uma boa utilização dos parágrafos e dos demais recursos de construção de texto 1.5
Estrutura de ideias Avalia se o usuário consegue organizar seu pensamento de forma a defender seu ponto de vista e permitir ao leitor a compreensão de seu texto 2
Vocabulário Avalia se o usuário consegue evitar a repetição de palavras durante o texto e compreendê-las, utilizando-as corretamente no que tange ao seu significado 2
Gramática e ortografia Avalia se o usuário escreve de acordo com as normas ortográficas vigentes no país. 2
NOTA FINAL: 9


Saiba como é feito a classificação da notas
0.0 - Ruim 0.5 - Fraco 1.0 - Bom 1.5 - Muito bom 2.0 - Excelente