Desenvolvimento consciente - Banco de redações


Desenvolvimento versus Meio Ambiente

Enviada em: 23/11/2011

Status:

Corrigida
PUBLICIDADE

A busca pelo desenvolvimento entrou de tal forma na sociedade que virou a protagonista de um dos maiores impasses que a humanidade já viveu, como conciliar os grandes investimentos com a preservação do meio ambiente?

É do consenso de todos que o desenvolvimento é um benefício mundial, pois foi com ele que surgiram grandes projetos que melhoraram em muitos aspectos a vida humana, como vacinas na área da saúde, meios de transporte e comunicação mais rápidos e eficazes, além de outros incontáveis e incontestáveis vantagens.

No entanto [vírgula] o desvolvimento [desenvolvimento] veio acompanhado de muitos prejuízos à fauna e flora dos mais diversos locais do planeta, um exemplo bem próximo e impactante é a Mata Atlântica, que visivelmente, hoje, nada é perto do que era antes que o desejo desenvolvimentista invadisse o ser humano.

Obviamente, é impossível manter a natureza intacta, 1. porém, cuidar para que ela não seja, irreversivelmente, é resumido a duas palavras: desenvolvimento sustentável; Pode até parecer um clichê, entretanto, usar da natureza somente aquilo de que, realmente, se precisa e deixa-lá se recuperar é a única forma de amenizar os efeitos negativos da exploração desordenada.
A natureza é harmonia entre os seres vivos e não-vivos, logo, nós, humanos, ´podemos e devemos utilizar daquilo que o meio ambiente nos oferece, mas, é preciso que haja consciência e respeito pela maior riqueza do planeta, deixando-a se recuperar naturalmente antes de poder utilizá-la novamente.

Comentários do corretor


Você apresentou ideias que abordaram o tema. Porém, procure melhor explorar as possibilidades do tema. Mobilize fatos, dados, exemplos; apresentes análises e reflexões que enriqueçam sua produção. Vá além do senso comum para validar seu ponto de vista.

1. Orações mal articuladas entre si


Competências avaliadas


Item Nota
Conteúdo Avalia se o texto corresponde às expectativas geradas pela proposta do tema. Assim como no vestibular, aqui a redação que fugir ao tema proposto será anulada 1
Estrutura do texto Avalia se o usuário consegue fazer uma boa utilização dos parágrafos e dos demais recursos de construção de texto 1
Estrutura de ideias Avalia se o usuário consegue organizar seu pensamento de forma a defender seu ponto de vista e permitir ao leitor a compreensão de seu texto 1.5
Vocabulário Avalia se o usuário consegue evitar a repetição de palavras durante o texto e compreendê-las, utilizando-as corretamente no que tange ao seu significado 1.5
Gramática e ortografia Avalia se o usuário escreve de acordo com as normas ortográficas vigentes no país. 1
NOTA FINAL: 6


Saiba como é feito a classificação da notas
0.0 - Ruim 0.5 - Fraco 1.0 - Bom 1.5 - Muito bom 2.0 - Excelente