O maior desafio do homem: salvar o planeta Terra. - Banco de redações


Desenvolvimento versus Meio Ambiente

Enviada em: 21/11/2011

Status:

Corrigida
PUBLICIDADE

Há séculos, o homem dispõe livremente da natureza, como se ela existisse apenas para seu uso indiscriminado. Não tinha consciência ecológica e em decorrência disso, devastava florestas, destruía a flora e a fauna, poluía os rios e a atmosfera. Não obstante, no afã de desenvolvimento e progresso, proporcionou situações gravíssimas, como o aquecimento global e a diminuição da camada de ozônio na estratosfera, cujas consequências podem ser o fim da vida no planeta.

O aquecimento global decorre da utilização intensa de combustíveis fósseis, como o petróleo, carvão mineral e gás natural, que produzem o dióxido de carbono – principal gás responsável pelo aquecimento da Terra –, cuja emissão em larga escala, intensifica o efeito estufa. Esse aumento da temperatura do planeta pode provocar o degelo das regiões polares, elevando o nível dos oceanos em alguns metros e também provocar a alteração do regime das chuvas, intensificação das secas, escassez de água potável, tempestades, furacões, inundações e a desertificação de áreas antes cultiváveis.

Já, a camada de ozônio existente na estratosfera, está sendo diminuída pela emissão de substâncias compostas de nitrogênio, bromo e cloro. Algumas dessas, que chegam de modo natural à estratosfera, provenientes da própria natureza; são absorvidas naturalmente pelo ozônio. Por outro lado, os compostos químicos sintetizados pelo homem para fins industriais, denominados de clorofluorcarbonos, quando alcançam a atmosfera superior, destroem milhares de moléculas de ozônio, fragilizando a camada que protege a vida terrestre da radiação ultravioleta UV-B, emitida pelo sol. Sem a existência dessa proteção, poucas seriam as chances de sobrevivência na Terra.

Felizmente, medidas estão sendo tomadas, como: a substituição gradativa dos derivados fósseis por biocombustíveis, a redução substancial do uso de clorofluorcarbonos, além da conscientização ecológica da população, o engajamento dos governos e empresários do mundo inteiro na luta para salvar o planeta.

Todos esses fatos evidenciam que não valeu a pena a busca desenfreada pelo desenvolvimento ao custo de uma possível destruição da vida no planeta. Todavia, é inerente ao ser humano a busca constante por desenvolvimento e conquistas. Portanto, necessário se faz que ela aconteça de maneira sustentável, sempre preservando a natureza e o meio-ambiente [meio ambiente] . Se anteriormente, essas precauções houvessem existido, não teria hoje o homem, o grande desafio de evitar o catastrófico fim da vida no planeta Terra.

Comentários do corretor


Você soube ampliar as ideias propostas pela coletânea e desenvolver um projeto de texto claro que abarcou as possibilidades do tema. Parabéns!


Competências avaliadas


Item Nota
Conteúdo Avalia se o texto corresponde às expectativas geradas pela proposta do tema. Assim como no vestibular, aqui a redação que fugir ao tema proposto será anulada 2
Estrutura do texto Avalia se o usuário consegue fazer uma boa utilização dos parágrafos e dos demais recursos de construção de texto 2
Estrutura de ideias Avalia se o usuário consegue organizar seu pensamento de forma a defender seu ponto de vista e permitir ao leitor a compreensão de seu texto 2
Vocabulário Avalia se o usuário consegue evitar a repetição de palavras durante o texto e compreendê-las, utilizando-as corretamente no que tange ao seu significado 2
Gramática e ortografia Avalia se o usuário escreve de acordo com as normas ortográficas vigentes no país. 2
NOTA FINAL: 10


Saiba como é feito a classificação da notas
0.0 - Ruim 0.5 - Fraco 1.0 - Bom 1.5 - Muito bom 2.0 - Excelente