Desenvolvimento Sustentável: alternativa à vida e ao crescimento econômico. - Banco de redações


Desenvolvimento versus Meio Ambiente

Enviada em: 07/11/2011

Status:

Corrigida
PUBLICIDADE

    O desenvolvimento está acontecendo incontestavelmente. No entanto, ele não vem ocorrendo de forma sustentável, segura e preocupada com as próximas gerações. Cidades são criadas, estradas construídas, a pecuária e a agricultura desenvolvem-se constantemente; isso, porém, sem qualquer preocupação ambiental, visto que para a efetivação dessas obras [vírgula] espécies da fauna e flora existentes são extintas, e para suportar o avanço agropecuário [vírgula] a Amazônia sofre pelo desmatamento e queimadas – as chamadas clareiras. Afim  [ A fim de]  de encontrar soluções e propor discussões e debates sobre o assunto, a partir da década de 1960, reuniões são feitas entre chefes de estados e especialistas em meio ambiente e sustentabilidade para encontrar alternativas viáveis para o futuro.

   Dentre um dos resultados desses encontros está o Protocolo de Kyoto, efetivado  em 1997  na cidade japonesa de Kyoto. Possui como principal característica a redução de poluentes principalmente pelos seus maiores emissores. Entretanto, o EUA retira-se [retirou-se] do protocolo  em 2001 [vírgulaafirmando que estaria prejudicando-se economicamente. Essa iniciativa acabou gerando polêmicas que deixam claro a não interligação entre desenvolvimento sustentável e desenvolvimento econômico feita pela maioria das pessoas. Prova disso – atualmente -  é a assinatura do novo Código Florestal Brasileiro, no qual reduz-se as áreas de proteção às nascentes e matas ciliares, o que é extremamente nocivo ao meio ambiente. Assim, enquanto não entendermos que é possível  e fundamental desenvolver-se uma economia sustentável, estaremos legando às futuras gerações um ecossistema defasado.

   Preocupado com essa destruição ambiental, Chico Mendes – seringueiro do Acre – destacou-se como um dos primeiros brasileiros a lutar pela preservação ambiental. Nos anos de 1980, Chico rebelou-se contra os primeiros lenhadores que invadiam a Amazônia com o objetivo de desmatá-la para efetuar o plantio de pastagem, local onde Chico e os demais seringueiros extraiam [extraíam de forma totalmente ambiental o látex das seringueiras.  Justamente por  posicionar-se contra esses latifundiários, foi assassinado.

  Entretanto, suas idéias continuam sendo mantidas por aqueles que acreditam ser possível extrair das matas brasileiras o que elas produzem sem derrubá-las, como seus frutos – ricos em vitaminas – utilizados na fabricação do biodiesel, dentre eles o babaçu. Chico acreditava  que era possível desenvolver-se economicamente sem que houvesse agressão ao ecossistema. Todavia, a ausência de líderes e pensadores como ele dificulta a implantação de projetos visando a produção renovável, o que reduziria o número de catástrofes ambientais.

   Em fim, fica evidente que só promover reuniões não basta, é preciso efetivar as decisões e atuar severamente na regulamentação de leis que visem à proteção ambiental e que conciliem o desenvolvimento econômico ao sustentável. Por esta razão, ONGs, entidades, empresas privadas e o governo precisam trabalhar juntas em prol da desenvoltura de técnicas alternativas e viáveis, como um maior incentivo à agricultura orgânica que - além de ser uma alternativa ambientalmente saudável - gerará empregos. Por conseguinte, moverá a economia.

Comentários do corretor


Você soube mobilizar argumentos para validar seu ponto de vista. Porém, cuidado com a extensão de seu projeto de texto. Ser objetivo e preciso são requisitos fundamentais para o sucesso de sua produção. Vá direto ao ponto, evite delongas.

Leia e produza sempre!


Competências avaliadas


Item Nota
Conteúdo Avalia se o texto corresponde às expectativas geradas pela proposta do tema. Assim como no vestibular, aqui a redação que fugir ao tema proposto será anulada 2
Estrutura do texto Avalia se o usuário consegue fazer uma boa utilização dos parágrafos e dos demais recursos de construção de texto 1.5
Estrutura de ideias Avalia se o usuário consegue organizar seu pensamento de forma a defender seu ponto de vista e permitir ao leitor a compreensão de seu texto 2
Vocabulário Avalia se o usuário consegue evitar a repetição de palavras durante o texto e compreendê-las, utilizando-as corretamente no que tange ao seu significado 1.5
Gramática e ortografia Avalia se o usuário escreve de acordo com as normas ortográficas vigentes no país. 1.5
NOTA FINAL: 8.5


Saiba como é feito a classificação da notas
0.0 - Ruim 0.5 - Fraco 1.0 - Bom 1.5 - Muito bom 2.0 - Excelente