A evolução e o meio ambiente - Banco de redações


Desenvolvimento versus Meio Ambiente

Enviada em: 06/11/2011

Status:

Corrigida
PUBLICIDADE

       A evolução tecnológica deu um salto enorme nos últimos anos, trazendo conforto, comodidade e facilidade para a humanidade. Mas, e a natureza? Saiu perdendo. Será que o saldo negativo final foi compensador?

    Uma grande parte de pesquisadores, com pensamentos futuristas e comerciais, dedicaram maior parte de seus estudos em assuntos que culminaram no nível de desenvolvimento que hoje usufruímos. Outra pequena parte dedicou a assuntos ligados a [à] natureza e sua preservação. O resultado foi esse desequilíbrio e devastação do meio ambiente.

   Sobre a parte tecnológica, é inquestionável o benefício que temos disponível. Analisando somente por este ângulo, valeu a pena todo trabalho de pesquisa. Conectamos com o mundo em alta velocidade, trocamos mensagens instantâneas, utilizamos aparelhos que atendem aos desejos que muitas vezes nem tínhamos ainda.

   Com relação a parte da natureza, estamos caminhando para protege-la [protegê-la] cada vez mais. No futuro próximo, estaremos poluindo menos,  aproveitando e repondo mais os recursos naturais. Hoje utilizamos automóveis com nível zero de emissão de gás carbônico. Estamos menos dependente dos derivados de petróleo. Fabricamos eletrodomésticos mais eficientes e econômicos. As coletas seletivas foram implantadas nas maiorias das cidades.

   Até o momento, a natureza ainda está pedindo ajuda e a tecnologia está avançando para atender. Por isso, valeu a pena sim. E vai valer cada vez mais, em pouco tempo, quando a natureza vai ficar grata ao desenvolvimento que primeiro atendeu aos anseios do homem, mas que logo em seguida recuperou e melhorou os recursos naturais.

Comentários do corretor


É necessário mobilzar argumentos embasados em fatos, dados e exemplos que comprovem sua posição perante seu interlocutor. Portanto, desenvolva uma linha argumentativa consistente que retire seu texto do senso comum.


Competências avaliadas


Item Nota
Conteúdo Avalia se o texto corresponde às expectativas geradas pela proposta do tema. Assim como no vestibular, aqui a redação que fugir ao tema proposto será anulada 1
Estrutura do texto Avalia se o usuário consegue fazer uma boa utilização dos parágrafos e dos demais recursos de construção de texto 1.5
Estrutura de ideias Avalia se o usuário consegue organizar seu pensamento de forma a defender seu ponto de vista e permitir ao leitor a compreensão de seu texto 1
Vocabulário Avalia se o usuário consegue evitar a repetição de palavras durante o texto e compreendê-las, utilizando-as corretamente no que tange ao seu significado 1.5
Gramática e ortografia Avalia se o usuário escreve de acordo com as normas ortográficas vigentes no país. 1.5
NOTA FINAL: 6.5


Saiba como é feito a classificação da notas
0.0 - Ruim 0.5 - Fraco 1.0 - Bom 1.5 - Muito bom 2.0 - Excelente