Antítese x parodoxo - Banco de redações


Desenvolvimento versus Meio Ambiente

Enviada em: 03/11/2011

Status:

Corrigida
PUBLICIDADE

A atual convivência entre o Homem e o Meio Ambiente está se tornando uma antítese. No atual estágio de evolução destrutiva, torna-se-á impraticável a co-existência. Assim como houve na era dos dinossauros, a terra irá se recuperar. Contudo, a dúvida é se o Homem estará vivo para presenciar esta recuperação.

Novos termos foram apresentados à sociedade na [no] fim do último século. Entretanto, nenhum deles possui a força da palavra “sustentabilidade”. 

A sustentabilidade é um termo muito abrangente que percorre desde o reaproveitamento  dos recursos não-renováveis  até o aproveitamento consciente dos recursos renováveis.

Esse novo termo, [sem vírgula] tem sido abordado em plataformas políticas por todo o planeta e em todas as esferas do poder. Os governos tem [têm] apresentado os [as] mais variadas propostas de projetos e realizada [realizado] uma série de investimentos.  A França e a Espanha estão investindo na energia solar, a Holanda na energia heólica e o Brasil na energia dos Bio-combustíveis, mas o crescimento econômico está em primeiro lugar e como a matriz energética ainda é a queima de combustíveis fósseis, o resultado é lento e insignificante.  

A sociedade deve sair da ideia da antítese e provocar um paradoxo, isto é, as ações devem seguir a direção da co-existência. As autoridades devem ser cobradas no sentido de realizarem investimentos em novas matrizes energéticas e ações educacionais  para os individuos como pessoa física, jurídica e estatal. Somente a mudança da mentalidade assegurará que o homem sequer precise passar pela fase da recuperação do planeta.

Comentários do corretor


Você apresentou ideias em torno da proposta do tema. Porém, procure focar sua argumentação para responder a questão que é levantada pelo recorte temático.Além disso, amplie as ideias da coletânea e vá além da questão temática para chegar à excelência.


Competências avaliadas


Item Nota
Conteúdo Avalia se o texto corresponde às expectativas geradas pela proposta do tema. Assim como no vestibular, aqui a redação que fugir ao tema proposto será anulada 1
Estrutura do texto Avalia se o usuário consegue fazer uma boa utilização dos parágrafos e dos demais recursos de construção de texto 1.5
Estrutura de ideias Avalia se o usuário consegue organizar seu pensamento de forma a defender seu ponto de vista e permitir ao leitor a compreensão de seu texto 1
Vocabulário Avalia se o usuário consegue evitar a repetição de palavras durante o texto e compreendê-las, utilizando-as corretamente no que tange ao seu significado 1.5
Gramática e ortografia Avalia se o usuário escreve de acordo com as normas ortográficas vigentes no país. 1.5
NOTA FINAL: 6.5


Saiba como é feito a classificação da notas
0.0 - Ruim 0.5 - Fraco 1.0 - Bom 1.5 - Muito bom 2.0 - Excelente