A palavra é: tecnologia - Banco de redações


O Uso do Celular na Escola

Enviada em: 26/10/2011

Status:

Corrigida
PUBLICIDADE

Cada vez mais as novas tecnologias são inseridas ao nosso cotidiano. Muitas delas surgem com o intuito de facilitar nossas vidas, serem multifuncionais e proporcionarem um dinamismo de tarefas. Mas, ao menos uma tecnologia – não tão moderna, precisou receber um pouco de cautela quando atingiu o ambiente escolar. Professores têm reclamado da falta de atenção dos alunos, principalmente pelo uso do aparelho de celular durante a aula.

Não se pode negar que os professores, exercendo seus devidos papéis de educadores, têm plenos direitos de chamar a atenção para este problema. Contudo, não se pode cegar também para os avanços que as tecnologias e a informática trouxeram nas ultimas décadas. Portanto, o celular, bem como outros aparelhos eletrônicos, não pode ser caracterizado única e exclusivamente como objeto de distração. Na Coréia do Sul, por exemplo, o governo decidiu adotar os tablets (espécie de computador de mão) em todas as salas de aula até o ano de 2015. Tendo em vista que um tablet tem capacidade para armazenar em sua memória muito mais livros do que uma criança é capaz de carregar na mochila, a iniciativa acaba por promover mais interatividade e uma rotina mais saudável para os alunos.

Não significa que o Brasil deva se espelhar no sistema em desenvolvimento na Coréia do Sul, o que seria impossível devido às proporções continentais do nosso país, mas sim relativizar a importância que qualquer tipo de tecnologia tem na vida dos jovens e utilizar isso em prol da educação. É justamente através da identificação da juventude com as tecnologias contemporâneas, que poderemos encontrar o interesse pelos estudos, associado a uma linguagem que as crianças e os adolescentes estão acostumados.

Se, ao invés de proibir a utilização do celular em salas de aula, o deputado João Pedro estivesse mais interessado em proporcionar uma melhor orientação aos professores e alunos sobre as vantagens e desvantagens do celular, provavelmente estaríamos formando cidadãos mais preparados para lidar com as próximas tecnologias e seus inconvenientes.

Comentários do corretor


Parabéns! Você soube desenvolver uma linha argumentativa consistente que validou seu ponto de vista acerca do tema. Para chegar à excelência total, extrapole o recorte temático.

Leia e produza sempre!


Competências avaliadas


Item Nota
Conteúdo Avalia se o texto corresponde às expectativas geradas pela proposta do tema. Assim como no vestibular, aqui a redação que fugir ao tema proposto será anulada 2
Estrutura do texto Avalia se o usuário consegue fazer uma boa utilização dos parágrafos e dos demais recursos de construção de texto 2
Estrutura de ideias Avalia se o usuário consegue organizar seu pensamento de forma a defender seu ponto de vista e permitir ao leitor a compreensão de seu texto 1.5
Vocabulário Avalia se o usuário consegue evitar a repetição de palavras durante o texto e compreendê-las, utilizando-as corretamente no que tange ao seu significado 2
Gramática e ortografia Avalia se o usuário escreve de acordo com as normas ortográficas vigentes no país. 2
NOTA FINAL: 9.5


Saiba como é feito a classificação da notas
0.0 - Ruim 0.5 - Fraco 1.0 - Bom 1.5 - Muito bom 2.0 - Excelente