O aprendizado e o celular - Banco de redações


O Uso do Celular na Escola

Enviada em: 25/10/2011

Status:

Corrigida
PUBLICIDADE

Alguns séculos atrás, as pessoas mais bastadas podiam fazer longas viagens em enormes embarcações que funcionavam somente pela força dos ventos. Muitas destas viagens foram feitas por Joaquim Nabuco, o primeiro químico do Brasil. O objetivo na maioria das vezes era unicamente para receber instruções. Ou seja, uma aula com um sábio.

Hoje, podemos em segundos e com apenas alguns cliques, ter aula de praticamente qualquer assunto, com vários níveis de profundidade. Mas isso não extinguiu as aulas presencias, da mesma forma que o vídeo cassete não eliminou as  salas de cinemas e os “ebooks” não eliminarão os livros.

Uma aula presencial, [sem vírgula] tem a sua mágica. Não somente pelo conteúdo, que pode se assemelhar ao da internet, mas pelo calor humano, pela experiência de vida do professor, pela oportunidade de fazer perguntas e receber as respostas imediatamente, pela confiança mútua, por tantos fatores, que seriam poucas estas linhas para enumerar.

Até o momento em que um professor chega a sala de aula, já se passaram vários acontecimentos. A começar de quando ainda jovem, decidiu pelo magistério e seguido de dedicação contínua, carregada de muita experiência.

Portanto, o momento da aula deve ser valorizado, com atenção e dedicação exclusiva dos alunos e logicamente do professor. Por mera educação e respeito não se deve usar um celular. Para emergências, os pais e parentes do professor devem conhecer os números dos telefones da escola.

Quarenta e cinco ou cinqüenta minutos de aula, parecem pouco diante das duas horas que um telespectador passa sem atender um telefone e quase sem piscar os olhos diante de um filme numa sala de cinema, ou rezando numa igreja, ou durante uma consulta médica, ou em qualquer momento onde entende-se por ser proibido o uso destes aparelhos.

A lei que proíbe uso de celular vem apenas garantir o respeito ao momento sagrado que é o de aprender.

Comentários do corretor


Você praticamente não explorou a problemática do tema. Cuidado, fuga ao tema zera redação no Vestibular! Leia a coletânea e se posicione criticamente acerca do recorte temático.

bastadas: Que palavra seria essa?


Competências avaliadas


Item Nota
Conteúdo Avalia se o texto corresponde às expectativas geradas pela proposta do tema. Assim como no vestibular, aqui a redação que fugir ao tema proposto será anulada 0.5
Estrutura do texto Avalia se o usuário consegue fazer uma boa utilização dos parágrafos e dos demais recursos de construção de texto 1
Estrutura de ideias Avalia se o usuário consegue organizar seu pensamento de forma a defender seu ponto de vista e permitir ao leitor a compreensão de seu texto 0.5
Vocabulário Avalia se o usuário consegue evitar a repetição de palavras durante o texto e compreendê-las, utilizando-as corretamente no que tange ao seu significado 1
Gramática e ortografia Avalia se o usuário escreve de acordo com as normas ortográficas vigentes no país. 1
NOTA FINAL: 4


Saiba como é feito a classificação da notas
0.0 - Ruim 0.5 - Fraco 1.0 - Bom 1.5 - Muito bom 2.0 - Excelente