PROIBIR É MESMO A SOLUÇÃO? - Banco de redações


O Uso do Celular na Escola

Enviada em: 25/10/2011

Status:

Corrigida
PUBLICIDADE

Numa era onde há um grande fluxo de informações, tecnologia e mercadorias, tornou-se mais fácil e barato ter acesso a equipamentos como o celular.Ano após ano surgem novos modelos com novas funcionalidades (Wifi, Touchscreen, Mp3, Bluetooth).

Diante disso, pessoas de todas as faixas etárias acabam aderindo a esse consumismo, porém as crianças e os jovens estão fazendo uso incorreto desse equipamento na escola.Para comprovar isso, basta entrar numa sala de aula para constatar que a maioria dos alunos está com o celular.Na hora do intervalo, em horário de lição, muitos estudantes acessam redes sociais, colocam os fones de ouvidos, mandam mensagens sms, e não prestam atenção no assunto lecionado pela professora.

As conseqüências desse tipo de comportamento vão desde queda nas notas até problemas auditivos, causados pelo uso do som em volume alto.Dessa maneira, muitas escolas têm proibido o uso do aparelho móvel nas instituições de ensino.Porém [vírgula] essa atitude não é a das mais eficientes, visto que, [sem vírgula] os pais sentem-se mais tranqüilos tendo um meio de comunicação mais direto e eficiente com seus filhos.

Por isso, a melhor forma de se obter resultados satisfatórios é utilizando a tecnologia presente no celular em prol da educação.Envio de vídeos educativos via bluetooth,curiosidades via sms, áudio aulas podem ser uma boa alternativa.Dessa maneira, não será preciso vetar o uso desse aparelho tão útil, nas entidades educacionais.

Comentários do corretor


Você soube desenvolver um projeto de texto que abordou o tema. Porém, aprofunde sua análise e apresente ideias que extrapolem o recorte temático.


Competências avaliadas


Item Nota
Conteúdo Avalia se o texto corresponde às expectativas geradas pela proposta do tema. Assim como no vestibular, aqui a redação que fugir ao tema proposto será anulada 1.5
Estrutura do texto Avalia se o usuário consegue fazer uma boa utilização dos parágrafos e dos demais recursos de construção de texto 1.5
Estrutura de ideias Avalia se o usuário consegue organizar seu pensamento de forma a defender seu ponto de vista e permitir ao leitor a compreensão de seu texto 1.5
Vocabulário Avalia se o usuário consegue evitar a repetição de palavras durante o texto e compreendê-las, utilizando-as corretamente no que tange ao seu significado 1.5
Gramática e ortografia Avalia se o usuário escreve de acordo com as normas ortográficas vigentes no país. 1.5
NOTA FINAL: 7.5


Saiba como é feito a classificação da notas
0.0 - Ruim 0.5 - Fraco 1.0 - Bom 1.5 - Muito bom 2.0 - Excelente