A era do celular - Banco de redações


O Uso do Celular na Escola

Enviada em: 25/10/2011

Status:

Corrigida
PUBLICIDADE

1. Nos dias de hoje, as crianças, praticamente já nascem sabendo como utilizar as tecnologias. Principalmente [virgula] o mais famoso meio de comunicação, o celular. Depois de a criança sair do ventre da mãe e começar a “voar”, o celular é um meio de mantê-las conectadas. Principalmente quando se trata de crianças.

Que tipo de aparelho comunicativo poderá aliviar as preocupações de uma mãe? O celular. Mesmo sabendo que foram deixados os filhos na escola por responsabilidade dos educadores, a preocupação permanece. O certo, para ajudar a manterem as normas da escola em vigor é, o responsável por deixar a criança na escola, desligar o celular e ensiná-la a ligar só caso de emergência.

Um jovem bem trajado, diz ir dar palestra em salas de aula, na escola do Rio de Janeiro. Ao entrar, tirou as armas da bolsa que carregava e começou a dispará-las nos alunos. Deixando 12 crianças mortas. Um aluno ainda teve o tempo de ligar para os pais com o celular no momento da tragédia. Caso ocorrido este ano, divulgado e publicado no mundo todo.

Se fosse para essa criança sair correndo até chegar à secretaria, explicar o que estava se passando, para depois ter o telefone liberado, gastaria muito tempo. [virgula] Não é verdade? Mesmo a escola mantendo uma boa segurança, não podem prever as más intenções dos traidores. Estamos vivendo uma era de celulares. Os educadores tem que se acostumarem e aprender a conviver com as mudanças em salas de aulas, podendo fazê-lo útil nas disciplinas.

Obviamente as escolas tem que ter suas regras e os alunos as obedecerem. Mas, excluir os celulares das escolas, seria uma falta de alto conhecimento no uso pedagógico. Ele pode ser utilizado para gravar aulas, agendar datas importantes sabendo que ele pode alertar, caso esqueça.  Aos alunos que desrespeitarem as regras da escola poderá pagar com serviço voluntário no ambiente escolar. O celular tem muitas vantagens na escola. Cabem a cada um refletir sobre isso e debater.

Comentários do corretor


Você trouxe ideias que abordaram o tema. Mas, fuja do senso comum ao estabelecer sua linha argumentativa. Vá além do recorte temático para validar seu posicionamento perante seu interlocutor.

1. Evite chavões


Competências avaliadas


Item Nota
Conteúdo Avalia se o texto corresponde às expectativas geradas pela proposta do tema. Assim como no vestibular, aqui a redação que fugir ao tema proposto será anulada 1
Estrutura do texto Avalia se o usuário consegue fazer uma boa utilização dos parágrafos e dos demais recursos de construção de texto 1.5
Estrutura de ideias Avalia se o usuário consegue organizar seu pensamento de forma a defender seu ponto de vista e permitir ao leitor a compreensão de seu texto 1.5
Vocabulário Avalia se o usuário consegue evitar a repetição de palavras durante o texto e compreendê-las, utilizando-as corretamente no que tange ao seu significado 1.5
Gramática e ortografia Avalia se o usuário escreve de acordo com as normas ortográficas vigentes no país. 1.5
NOTA FINAL: 7


Saiba como é feito a classificação da notas
0.0 - Ruim 0.5 - Fraco 1.0 - Bom 1.5 - Muito bom 2.0 - Excelente