Educação ou Segurança, o que fazer com o celular? - Banco de redações


O Uso do Celular na Escola

Enviada em: 24/10/2011

Status:

Corrigida
PUBLICIDADE

A primeira década do Século XXI transcorreu repleta de inovações tecnológicas e desavenças ocasionadas pelo uso indiscriminado de uma dessas criações. O que pode ser considerado a criação de todos os tempos, o celular, criado no século passado, tem propiciado um mal estar no ambiente escolar.

Um pequeno objeto de variadas formas e modelos tem ocasionado uma séria discussão entre pais e professores. Os primeiros apontam as necessidades de controlarem seus filhos no que tange à segurança fora do ambiente familiar, seus lares. Além disso, os responsáveis por esses alunos defendem a necessidade do uso dos aparelhos, em todo o momento, no caso de necessitarem de uma rápida localização dos seus filhos para se assegurarem do bem estar destes, tendo em vista a crescente onda de supostos sequestros relâmpagos envolvendo familiares.

Por outro lado, os professores afirmam que o uso de celular em sala de aula, além de promover a falta de atenção nos usuários, ocasiona, também, distração nos demais alunos quando estes tocam alto durante as aulas. Outro fato não menos importante é que muitas das vezes os alunos não estão apenas falando ao telefone, mas também utilizando o parelho [aparelho] celular como jogo ou acessando páginas de comunidades na internet, como “facebook”, “Orkut” e outros. Entretanto, o que se deveria fazer em uma sala de aula, aprender, está ficando em segundo plano, o que ocasionará, em um futuro bem próximo, graves consequências no aprendizado desses alunos.

Portanto, não se trata apenas da proibição do uso dos celulares nas salas de aulas, mas sim o uso indiscriminado deles durante o aprendizado. O que poderia ser feito para amenizar este conflito é ensinar aos alunos a importância do uso consciente do aparelho e, principalmente, o respeito que se deve ter para com os professores e colegas durante o período escolar.

Comentários do corretor


Você soube desenvolver um projeto de texto claro que apresentou seu ponto de vista acerca do tema. Mas, apesar do seu texto não apresentar desvios linguísticos, não houve extrapolação do recorte temático.

Continue lendo e produzindo!


Competências avaliadas


Item Nota
Conteúdo Avalia se o texto corresponde às expectativas geradas pela proposta do tema. Assim como no vestibular, aqui a redação que fugir ao tema proposto será anulada 1.5
Estrutura do texto Avalia se o usuário consegue fazer uma boa utilização dos parágrafos e dos demais recursos de construção de texto 2
Estrutura de ideias Avalia se o usuário consegue organizar seu pensamento de forma a defender seu ponto de vista e permitir ao leitor a compreensão de seu texto 1.5
Vocabulário Avalia se o usuário consegue evitar a repetição de palavras durante o texto e compreendê-las, utilizando-as corretamente no que tange ao seu significado 2
Gramática e ortografia Avalia se o usuário escreve de acordo com as normas ortográficas vigentes no país. 2
NOTA FINAL: 9


Saiba como é feito a classificação da notas
0.0 - Ruim 0.5 - Fraco 1.0 - Bom 1.5 - Muito bom 2.0 - Excelente