Favelas no Rio de Janeiro: o que há além do muro? - Banco de redações


Favelas no Rio de Janeiro: o que há além do muro?

Enviada em: 02/05/2009

Status:

Corrigida
PUBLICIDADE
As favelas do Rio de Janeiro são sempre capa dos principais jornais e noticiários do Brasil e do mundo. Além de serem extremamente populosas, seus moradores vivem em condições precárias,(:) desemprego, fome, falta de saneamento básico, coleta de lixo, transporte público, escolas e postos de saúde. Pois seus terrenos foram conquistados de modo ilícito, por meio de invasão, e gradualmente foram se expandindo, devido a sua boa localização, sempre perto do centro da cidade e de bairros luxuosos, e ao baixo custo de vida.

É claro que a proposta da construção de um muro cercando as favelas é um tanto radical, além de ser uma maneira discriminatória. Um muro não resolveria o problema de hipertrofia das favelas, apenas com a construção de moradias dignas doadas aos moradores poderiam amenizar essa situação. Pois quando houve a revolução industrial essas pessoas, geralmente pequenos proprietários rurais, perderam seus empregos para as máquinas e não conseguiam competir com grandes produtores. Sem dinheiro e com uma família para cuidar esses agricultores vieram para as grandes cidades em busca de emprego, como a vida na cidade grande é mais cara do que a vida na roça, eles se viram obrigados a irem morar nas favelas.

Mas hoje a situação é diferente, ao invés de gastarem quarenta milhões de reais na construção de muros, invistam esse dinheiro a favor das pessoas, construindo bairros populares, assim acabam definitivamente com as favelas, fazendo logo após o reflorestamento da Mata Atlântica, e as mansões voltaram a serem valorizadas.

Thays de Paula

Comentários do corretor


1: o termo entre parênteses serve para indicar a melhor maneira de estabelecer a sequência de seu raciocínio.

2: Cuidado com a utilização dos articuladores do discurso. Nesse caso seria melhor suprimir o "pois".

3: Fique atenta para não errar na continuação da frase. A parte sublinhada nada tem a ver com o pensamento levantado anteriormente.

4: Tente não ser tão brusca para introduzir o tema proposto. Fale primeiro sobre como a ideia  da construção do muro surgiu, como será desenvolvida e só depois emita juizos de valor sobre ela. Na segunda parte da frase, procure estabelecer de maneira mais precisa de que forma seria uma maneira discriminatória, pois apenas a constatação desse fato não evidencia ao leitor seu entendimento sobre o tema.

5: O termo com deve ser retirado para que a frase tenha sentido.

6: Cuidado com a concordãncia nominal: "construção.... poderia"

7: Fique atenta também à concordância verbal: " as mansões voltam ou voltarão"

8: As frases em vermelho contém erro de informação. A Revolução Industrial é um fenômeno do século XVIII e não pode ser estendido à problemática das favelas cariocas. Cuidado!



Avaliação Geral
: Thays, seu texto começou muito bem, introduzindo de maneira harmônica o problema das favelas. Contudo, na hora de levantar as ideias do tema proposto, você não forneceu informações completas, o que acaba gerando dúvidas ao leitor. Tome cuidado com as informações que você disponibiliza em seu texto, pois elas determinam a coerência de sua redação. Sendo assim, evite ideias do senso comum e tente articular melhor o repertório fornecido pela coletânea.

Competências avaliadas


Item Nota
Conteúdo Avalia se o texto corresponde às expectativas geradas pela proposta do tema. Assim como no vestibular, aqui a redação que fugir ao tema proposto será anulada 0.5
Estrutura do texto Avalia se o usuário consegue fazer uma boa utilização dos parágrafos e dos demais recursos de construção de texto 1
Estrutura de ideias Avalia se o usuário consegue organizar seu pensamento de forma a defender seu ponto de vista e permitir ao leitor a compreensão de seu texto 0
Vocabulário Avalia se o usuário consegue evitar a repetição de palavras durante o texto e compreendê-las, utilizando-as corretamente no que tange ao seu significado 1
Gramática e ortografia Avalia se o usuário escreve de acordo com as normas ortográficas vigentes no país. 1
NOTA FINAL: 3.5


Saiba como é feito a classificação da notas
0.0 - Ruim 0.5 - Fraco 1.0 - Bom 1.5 - Muito bom 2.0 - Excelente