Limitar ou proibir? - Banco de redações


O Uso do Celular na Escola

Enviada em: 24/10/2011

Status:

Corrigida
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O uso do celular vem se proliferando cada vez mais entre as crianças e adolescentes. Sua utilização na escola é defendida por pais  e responsáveis a procura de mais uma forma de segurança para seus filhos e criticada  por docentes que alegam que o aparelho móvel atrapalha o rendimento dos alunos  e [virgula] por isso, estão proibindo o uso do celular em sala de aula. Nesse embate, quem tem razão?

Os professores acreditam que acabando com a distração que esses dispositivos causam, melhorarão o rendimento dos alunos. Já os pais, criticam esse método por limitar a comunicação com os filhos.

Na verdade, a palavra “proibido” não funciona muito bem com jovens. O não permitido é muitas vezes um atrativo para aqueles alunos indisciplinados. Que o celular atrapalha em ambiente escolar é um fato, mas daí a proibir seu uso em qualquer circunstância é um pouco radical.

A escola deveria investir mais em conscientização dos alunos, mostrando que, como tudo na vida, o dispositivo tem hora e local certo para ser utilizado e que a escola é um lugar de aprendizado, onde as pessoas  precisam de concentração total para aprender o que lhes é ensinado e que a cada vez que atendem uma ligação ou enviam uma mensagem de texto pode ser uma parte do conteúdo que estão perdendo e sentirão falta depois.

Explicado aos alunos a limitação, não a [] proibição do celular, investir numa fonte de informação para os responsáveis, apresentando opções de horários para serem efetuadas as ligações, quando necessário, e também dando a noção que o uso em horários inadequados afetará diretamente a concentração do jovem e, com essas disposições[virgula] a escola só quer ajudar.

Na verdade, a proibição do uso do celular em ambiente escolar não é valida, mas sua limitação é. Se alunos, professores e responsáveis se unirem, ao invés de contestarem, todos sairão ganhando, principalmente na qualidade de ensino, fazendo com que no futuro tenhamos estudantes bem preparados.

Comentários do corretor


Você soube apresentar ideias que evidenciaram seu posicionamento acerca do tema. Contudo, em seu texto não há extrapolação do recorte temático nem ampliação crítica dos elementos da coletânea, que são características do texto excelente.

Continue lendo e produzindo!


Competências avaliadas


Item Nota
Conteúdo Avalia se o texto corresponde às expectativas geradas pela proposta do tema. Assim como no vestibular, aqui a redação que fugir ao tema proposto será anulada 1.5
Estrutura do texto Avalia se o usuário consegue fazer uma boa utilização dos parágrafos e dos demais recursos de construção de texto 1.5
Estrutura de ideias Avalia se o usuário consegue organizar seu pensamento de forma a defender seu ponto de vista e permitir ao leitor a compreensão de seu texto 1.5
Vocabulário Avalia se o usuário consegue evitar a repetição de palavras durante o texto e compreendê-las, utilizando-as corretamente no que tange ao seu significado 1.5
Gramática e ortografia Avalia se o usuário escreve de acordo com as normas ortográficas vigentes no país. 1.5
NOTA FINAL: 7.5


Saiba como é feito a classificação da notas
0.0 - Ruim 0.5 - Fraco 1.0 - Bom 1.5 - Muito bom 2.0 - Excelente