Manuseio hábil - Banco de redações


O Uso do Celular na Escola

Enviada em: 21/10/2011

Status:

Corrigida
PUBLICIDADE

Proibir a utilização de celulares nas escolas é negligenciar o ensino de valores aos estudantes, tão importante quanto o do conteúdo programático. Além disso, incentiva a adoção de soluções simples para problemas complexos, atitude cômoda; mas[vírgula]  ineficiente. Aproveitá-los corretamente transformá-los-ia em ferramentas ótimas para o aprendizado; não em empecilho.

Disciplinar os alunos é melhor do que reprimi-los e apenas posterga a prática latente. Mesmo quando deixarem a escola e começarem a trabalhar, serão prejudicados por distrações de diversos matizes, mormente as causadas pela tecnologia, defeito não corrigido outrora.

Questões sérias e difíceis precisam de respostas bem elaboradas. Tentar resolvê-las facilmente implica consequências nefastas, tanto na colaboração para a inércia dos responsáveis pelo desenvolvimento educacional quanto no efeito deletério que será causado na vida dos diretamente afetados – os alunos.

É mister vontade em melhorar a situação: o celular pode se tornar um excelente equipamento para a formação estudantil e propiciar um método de aprendizagem mais dinâmico. Colabora para aumentar a interatividade, tornando o processo mais agradável e eficaz.

Não permitir o seu uso nas salas de aula significa dispensar um aliado potencial do ensino, não trabalhar a parte disciplinar do aluno e contribuir para que ideias mal pensadas continuem sendo impostas em formato de leis. Daqui a alguns anos, esquecer o celular em casa será igualmente danoso ao aprendiz como esquecer um caderno ou um livro.

Comentários do corretor


O que faltou em seu projeto de texto foi aprofundamento das questões apresentadas. Apresente, discuta, problematize para realizar uma abordagem mais ampla em torno das possibilidades que envolvem o tema.

Leia e produza sempre!


Competências avaliadas


Item Nota
Conteúdo Avalia se o texto corresponde às expectativas geradas pela proposta do tema. Assim como no vestibular, aqui a redação que fugir ao tema proposto será anulada 1
Estrutura do texto Avalia se o usuário consegue fazer uma boa utilização dos parágrafos e dos demais recursos de construção de texto 1.5
Estrutura de ideias Avalia se o usuário consegue organizar seu pensamento de forma a defender seu ponto de vista e permitir ao leitor a compreensão de seu texto 1.5
Vocabulário Avalia se o usuário consegue evitar a repetição de palavras durante o texto e compreendê-las, utilizando-as corretamente no que tange ao seu significado 1.5
Gramática e ortografia Avalia se o usuário escreve de acordo com as normas ortográficas vigentes no país. 1.5
NOTA FINAL: 7


Saiba como é feito a classificação da notas
0.0 - Ruim 0.5 - Fraco 1.0 - Bom 1.5 - Muito bom 2.0 - Excelente