DE VILÃO A MOCINHO - Banco de redações


O Uso do Celular na Escola

Enviada em: 21/10/2011

Status:

Corrigida
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Segundo o deputado João Pedro, autor do projeto de lei que proíbe o uso do celular em sala de aula, “escola é lugar para estudar”. Concordo plenamente, no entanto ainda há uma dúvida: a proibição do uso do celular em sala de aula é mesmo válida? Isso sim é preciso ser repensado. O celular precisa ser visto como aliado e não como um vilão da educação.

Uma pesquisa desenvolvida em parceria entre a Fundação Telefônica, a EducaRede e a Universidade de Navarra, na Espanha, aponta um dado relevante: em São Paulo, 82% dos estudantes entrevistados afirmaram ser portadores de telefone móvel. Não apenas São Paulo, mas em todos os lugares do mundo é notável que crianças e jovens têm muita afinidade com as mais variadas funções do celular [vírgula] diferentes daquela que a ele era dada como principal: telefonar!

A tecnologia proporciona tantos recursos num aparelho apenas que é mais fácil as novas gerações dominarem esses recursos do que os adultos. Sendo assim, por que não aproveitar e transformar esse aparelho em mais uma ferramenta didática em sala de aula, assim como é hoje natural trabalhar com o computador e suas mais variadas funções? Isso não significa a liberação do manuseio do celular em sala, e sim uma forma de ação consciente e responsável, que represente, principalmente, que o professor tem autoridade para trabalhar as mais diversas tecnologias no momento em que delas precisar.

As leis radicais servem para ajudar a disciplinar o descontrole da situação, mas chega um momento que tais leis precisam ser repensadas e reelaboradas. Sergio Amadeu, pesquisador de Comunicação Mediada por Computador e da Teoria da Propriedade dos Bens Imateriais, demonstra seu inconformismo com a lei de proibição do celular em sala. Para ele, o aparelho seria de grande valor para a educação, principalmente porque já não serve apenas para mandar torpedos ou fazer ligações telefônicas. Importante, segundo ele, é que o professor entenda e aceite o celular como uma ferramenta didática interessante em prol da aprendizagem do aluno.

Ter conhecimento e caminhar ao encontro das tecnologias! Eis o pensamento do educador que tem em vista o aparelho celular como aliado da educação, e que de vilão ele passe a ser o mocinho de mais um capítulo na história dos avanços da tecnologia.   

Comentários do corretor


Você soube mobilizar diferentes vozes que corroboraram com sua argumentação em prol do seu ponto de vista.  Parabéns!

Todavia, para chegar à excelência total é necessário ir além do recorte temático!


Competências avaliadas


Item Nota
Conteúdo Avalia se o texto corresponde às expectativas geradas pela proposta do tema. Assim como no vestibular, aqui a redação que fugir ao tema proposto será anulada 1.5
Estrutura do texto Avalia se o usuário consegue fazer uma boa utilização dos parágrafos e dos demais recursos de construção de texto 2
Estrutura de ideias Avalia se o usuário consegue organizar seu pensamento de forma a defender seu ponto de vista e permitir ao leitor a compreensão de seu texto 1.5
Vocabulário Avalia se o usuário consegue evitar a repetição de palavras durante o texto e compreendê-las, utilizando-as corretamente no que tange ao seu significado 2
Gramática e ortografia Avalia se o usuário escreve de acordo com as normas ortográficas vigentes no país. 2
NOTA FINAL: 9


Saiba como é feito a classificação da notas
0.0 - Ruim 0.5 - Fraco 1.0 - Bom 1.5 - Muito bom 2.0 - Excelente