1. Nos tempos atuais, o celular tornou-se um aparelho multifuncional que envia mensagens, fotos, "e-mails", filma, acessa a "internet" e outras inúmeras funções. Só que ele na escola há de ser restrito pelas seguintes razões:
É certo que a tecnologia é aliada ao homem para executar suas tarefas em biloinésimos [bilionésimos] de segundo [segundos] e [é] fundamental em quase todas as profissões. No entanto, o uso do aparelho celular não deve acontecer em momentos inoportunos e de maneira inapropriada na escola.
Como no trânsito, o aparelho distrai a atenção e desconcentra das atividades realizadas. Além disso, muitos celulares possuem a função de filmadora, portanto, serve para divulgar nas redes sociais ou em sites inadequados para as idades dos alunos vídeos de possíveis atos violentos e sexuais de terceiros ou entre os próprios alunos.
Por fim, para que a educação nas escolas cresça, é necessário um maior rigor a respeito do aparelho celular, pois a educação apenas se torna de qualidade quando há uma maior preocupação para com a formação psicológica dos alunos.
Comentários do corretor
Seu texto apresenta uma articulação limitada de ideias em relação ao tema. Logo, desenvolva uma linha argumentativa consistente que melhor explore a problemática do recorte temático.
1. Evite chavões
Competências avaliadas
Item | Nota | |
Conteúdo | Avalia se o texto corresponde às expectativas geradas pela proposta do tema. Assim como no vestibular, aqui a redação que fugir ao tema proposto será anulada | 0.5 |
Estrutura do texto | Avalia se o usuário consegue fazer uma boa utilização dos parágrafos e dos demais recursos de construção de texto | 1 |
Estrutura de ideias | Avalia se o usuário consegue organizar seu pensamento de forma a defender seu ponto de vista e permitir ao leitor a compreensão de seu texto | 0.5 |
Vocabulário | Avalia se o usuário consegue evitar a repetição de palavras durante o texto e compreendê-las, utilizando-as corretamente no que tange ao seu significado | 1 |
Gramática e ortografia | Avalia se o usuário escreve de acordo com as normas ortográficas vigentes no país. | 1 |
NOTA FINAL: | 4 |
Saiba como é feito a classificação da notas | ||||
0.0 - Ruim | 0.5 - Fraco | 1.0 - Bom | 1.5 - Muito bom | 2.0 - Excelente |