Aprendendo como usar o celular na escola - Banco de redações


O Uso do Celular na Escola

Enviada em: 20/10/2011

Status:

Corrigida
PUBLICIDADE

Vivemos a era de equipamentos eletrônicos cada vez mais sofisticados. Os celulares são os aparelhos mais populares e os jovens são os que mais o utilizam, às vezes em horas inapropriadas, como numa sala de aula. Na escola não se deve proibir a entrada destes aparelhos, já que no colégio pode haver alunos que estudam longe de casa e precisam do celular para se comunicar com a família, além do telefone ser um passatempo na hora do intervalo. O lugar onde ele deve ser combatido é na sala de aula.

Porém [vírgula] há uma alternativa para melhorar o uso do celular na escola que é uma espécie de curso para as pessoas aprenderem atalhos ou outras técnicas do telefone celular. A maioria dos consumidores não lê o manual de instruções, e quando desconfiguram o aparelho ou põe um novo tema sem querer não sabem como redefinir a configuração. Há vários atalhos em um telefone celular, sendo muito fácil acioná-los e mudar algo no aparelho, e o curso poderia ajudar os alunos nesta questão.  Poderia também ensinar a consertar os aparelhos, que não é uma coisa tão complicada. Isso ingressaria jovens e adultos no mercado de trabalho em uma nova área. Não precisava de muitas aulas, uma por semana com duração de quarenta minutos era o bastante. Além de ensinar os alunos, a escola poderia abrir um espaço para os mais velhos, que tem mais dificuldade de mexer em algumas atividades do celular, como enviar músicas, restringir uma chamada ou até mesmo enviar uma mensagem, garantindo uma renda maior para a instituição.

Realmente é difícil em uma escola o celular não causar dor de cabeça. Ensinando a usar melhor o telefone não é uma certeza de fim dos problemas. Certo é que ajudará os alunos a terem mais facilidade com o aparelho e, talvez, uma nova profissão. Deve-se ter um empenho de todos, do porteiro até o diretor, e claro, do aluno, para que esta ideia dê certo. Porque a escola não é um lugar onde o celular é ótimo, entretanto ele pode ser útil para dar um ensino melhor para seus alunos.

Comentários do corretor


Seu texto apresenta um uso satisfatóroo dos recursos linguísticos. Porém, seus argumentos estão vinculados ao senso comum e não há uma extrapolação do recorte temático.  Uma outra questão é de que forma " um curso sobre o funcionamento do celular" ( solução apresentada no segundo parágrafo) se relaciona com a problemática do tema? Estranho, não?

Leia e produza mais!


Competências avaliadas


Item Nota
Conteúdo Avalia se o texto corresponde às expectativas geradas pela proposta do tema. Assim como no vestibular, aqui a redação que fugir ao tema proposto será anulada 1
Estrutura do texto Avalia se o usuário consegue fazer uma boa utilização dos parágrafos e dos demais recursos de construção de texto 1
Estrutura de ideias Avalia se o usuário consegue organizar seu pensamento de forma a defender seu ponto de vista e permitir ao leitor a compreensão de seu texto 0.5
Vocabulário Avalia se o usuário consegue evitar a repetição de palavras durante o texto e compreendê-las, utilizando-as corretamente no que tange ao seu significado 1
Gramática e ortografia Avalia se o usuário escreve de acordo com as normas ortográficas vigentes no país. 2
NOTA FINAL: 5.5


Saiba como é feito a classificação da notas
0.0 - Ruim 0.5 - Fraco 1.0 - Bom 1.5 - Muito bom 2.0 - Excelente