Celulares em sala de aula - Banco de redações


O Uso do Celular na Escola

Enviada em: 20/10/2011

Status:

Corrigida
PUBLICIDADE

          Na era da comunicação, o celular se tornou a fonte comunicativa mais utilizada pela população. Quando surgiram os aparelhos celulares,eles eram artigo de luxo .Raramente alguém  conhecia  quem tivesse um.  Mas os anos passaram e eles foram ficando modernos, robustos ,suas baterias foram melhorando ,seu tamanho foi diminuindo e hoje temos um computadores [computador] de bolso.

                No dia a dia ninguém  anda sem ele, seja onde for ele está  presente .Sim, é  isso mesmo, em todos os lugares o celular está presente, até mesmo nas escolas.   O fato se tornou uma  polêmica  , pois a escola e [é] um lugar de aprendizagem e esse uso incorreto do aparelho compromete o aprendizado de jovens e crianças.

             Para  a  escola ,além do caráter orientador existe o aspecto legal. A convergência digital trouxe muitos benefícios ,mas riscos também.

            Os pais colocam o celular `a [à] disposição da criança muito cedo ,em uma fase que ela tem pouco conhecimento e o celular acaba sendo usado de forma errônea .

          O celular juntamente com outros meios de comunicação nos ajuda muito,mas  é preciso saber usá-lo .Nas salas de aula [vírgula]  ele apenas tira a concentração dos alunos e o professor que esta alí querendo ensinar a matéria acaba sendo esquecido.

         Outros recursos  tecnológicos poderiam ser disponibilizados em sala de aula (como TABLETS) para que usados de forma correta ,enriquecessem as aulas e ao mesmo tempo integrar aqueles alunos que não tem contato com a internet ,com o mundo da tecnologia e comunicação .

      Ao mesmo tempo em que o celular deve sofrer algumas restrições de uso nas escolas, tanto para permitir um melhor andamento das ações pedagógicas quanto para "desligar" um pouco os alunos do ritmo frenético em que vivemos, é possível tornar esse equipamento, tão popular e acessível, igualmente um elemento de trabalho educacional com a criação de projetos que o incluam como ferramenta de pesquisa e produção. 

          O papel do governo é o de disponibilizar ensino  de qualidade a toda população ,não cabe a ele a responsabilidade  de proibir (ate porque proibir não seria a medida mais correta )o uso do celular, mas cabe aos pais auxiliarem e conversarem com seus filhos.

Comentários do corretor


Você apresentou ideias em torno do tema. Porém, seus argumentos estão muito vinculados ao senso comum. Levante uma linha argumentativa consistente e explore as possibilidades do recorte temático.


Competências avaliadas


Item Nota
Conteúdo Avalia se o texto corresponde às expectativas geradas pela proposta do tema. Assim como no vestibular, aqui a redação que fugir ao tema proposto será anulada 1
Estrutura do texto Avalia se o usuário consegue fazer uma boa utilização dos parágrafos e dos demais recursos de construção de texto 1
Estrutura de ideias Avalia se o usuário consegue organizar seu pensamento de forma a defender seu ponto de vista e permitir ao leitor a compreensão de seu texto 1
Vocabulário Avalia se o usuário consegue evitar a repetição de palavras durante o texto e compreendê-las, utilizando-as corretamente no que tange ao seu significado 1
Gramática e ortografia Avalia se o usuário escreve de acordo com as normas ortográficas vigentes no país. 1
NOTA FINAL: 5


Saiba como é feito a classificação da notas
0.0 - Ruim 0.5 - Fraco 1.0 - Bom 1.5 - Muito bom 2.0 - Excelente