Mobilidade - Banco de redações


O Uso do Celular na Escola

Enviada em: 18/10/2011

Status:

Corrigida
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Vila Velha - ES, 17/10/2011

Ao deputado João Pedro

Olá Senhor Deputado. Após a leitura da proposta quanto ao projeto de lei referente à proibição do uso do celular em meio escolar, não pude me conter em me posicionar frente à sua argumentação e às respostas que obteve. Colocando-me a favor de seus ideais, apesar de contestar algumas parcelas de sua ideia.

Embora seja clara a necessidade que os alunos têm de se comunicar com familiares e responsáveis, pontuastes corretamente a questão da distração que os mesmos alunos têm quando em posse do aparato em horário de aula. Porém, a rigidez do projeto é, em muitas vezes falha, pois como rebatem os pais dos alunos, o uso do celular é necessário quando é levantada a questão da segurança, visto que sua inflexibilidade inviabiliza a comunicação entre pai e filho. Sendo coerente quanto à ideologia, a lei que tramita a câmara tem como principal objetivo aumentar a apreensão do aluno na aula. No avanço tecnológico onde nos encontramos, a facilidade de mobilização informacional e comunicativa facilita absurdamente a alienação do estudante estando ele em casa ou na escola, visto que o porte de aparelhos modernos é simples, podendo se encontrar até mesmo dentro das salas de aula, tornando o aprendizado ineficaz.

Outro aspecto, Senhor Deputado, que fortalece seu posicionamento é que quando um dos alunos usa algum aparelho, não só ele é prejudicado, como todos a sua volta, que acabam por se desvirtuarem bem como os professores atuantes, que além de sofrerem muitas vezes com situações precárias que englobam o ensino nacional, tem de lidar com o comportamento estudantil, o que dificulta ainda mais o seu trabalho de suma importância.

Dou-me por satisfeito quanto ao meu posicionamento, o congratulo pelo projeto que visa melhorias no ensino brasileiro que tanto necessita. Sem mais, gostaria de uma resposta, Senhor Deputado.


Atenciosamente, Eleitor.

Comentários do corretor


Além de seu texto não apresentar desvios lnguísticos, você soube apresentar ideias que evidenciaram seu ponto de vista. Contudo, para chegar à excelência é necessário ir além do recorte temático e realizar uma leitura crítica e ampliadora dos elementos das coletânea.

 


Competências avaliadas


Item Nota
Conteúdo Avalia se o texto corresponde às expectativas geradas pela proposta do tema. Assim como no vestibular, aqui a redação que fugir ao tema proposto será anulada 1.5
Estrutura do texto Avalia se o usuário consegue fazer uma boa utilização dos parágrafos e dos demais recursos de construção de texto 1.5
Estrutura de ideias Avalia se o usuário consegue organizar seu pensamento de forma a defender seu ponto de vista e permitir ao leitor a compreensão de seu texto 1.5
Vocabulário Avalia se o usuário consegue evitar a repetição de palavras durante o texto e compreendê-las, utilizando-as corretamente no que tange ao seu significado 1.5
Gramática e ortografia Avalia se o usuário escreve de acordo com as normas ortográficas vigentes no país. 1.5
NOTA FINAL: 7.5


Saiba como é feito a classificação da notas
0.0 - Ruim 0.5 - Fraco 1.0 - Bom 1.5 - Muito bom 2.0 - Excelente