Úteis, mas no momento certo - Banco de redações


O Uso do Celular na Escola

Enviada em: 18/10/2011

Status:

Corrigida
PUBLICIDADE

O mundo está diretamente ligado ao grande uso da tecnologia no dia a dia. Neste mundo em que tudo parece estar conectado e o tempo para o lazer também diminuir. Surge indiscutivelmente, maior estresse e preocupação na vida das pessoas, principalmente dos responsáveis, ou seja, dos pais e mães com seus filhos. Por isso [vírgula] cada vez mais as crianças e ainda mais novas já são usuárias do celular. Todavia, elas muitas vezes não estão maduras para possuí-lo. 

O celular sempre teve sua funcionalidade principal. Criado com o objetivo de permitir a comunicação entre as pessoas a distancia [distância] possibilitou aos pais estar [estarem] ciente [cientes] de onde estão seus filhos, com quem e o que estão fazendo. Já o celular moderno e atual, faz muitas coisas e são extremamente atrativos [para] as crianças e adolescentes. Estes em sua maioria dão mais importância a ele do que deveriam, ou no mínimo nas horas erradas.

Podemos comprovar isso observando a situação da escola. Lá o aluno acha muito mais divertido e atrativo entrar na internet pelo celular, ouvir músicas, ver e gravar vídeos, do que ter que ouvir e prestar a atenção na professora, além de copiar o que está sendo escrito no quadro de aula. Com isso, a atenção, o andamento da aula e[vírgula] principalmente [vírgula]  a qualidade de ensino são prejudicadas, sem dúvida, como alegam quase todos os professores contra o uso do celular na sala de aula.

Contudo, não se pode esquecer o ponto de vista dos pais, que em alguns casos, não podem buscar seus filhos e dependem do celular para ter notícias[vírgula] caso algo ocorra fora do previsto. De acordo com isto, os pais não aceitariam a proibição do celular na escola. Como resolver este impasse? Uma das possíveis soluções seria a criação de um lugar dentro da sala, o “armário dos celulares”, onde deveriam ficar todos os celulares, juntos, sob o controle de uso da professora durante as aulas – claro que respeitando a privacidade individual. E ao inicio, intervalo e final da aula voltariam ao controle dos donos. Se os alunos amadurecessem o suficiente para perceber a importância da aula na escola e a hora correta de utilização do aparelho, descartar-se-ia esta norma.

O celular faz parte da vida moderna. Os pais o querem porque precisam dele. Os professores são contra seu uso em aula porque realmente prejudicam. Os alunos por sua vez, ainda não sabem quando e onde não devem utilizá-los, logo, as queixas dos professores se tornarão restrições, a não ser que os alunos aprendam o momento certo de seu uso.

Comentários do corretor


Você trouxe questões que evidenciaram a problemática do tema. Porém, procure ser objetivo e preciso ao apresentar suas ideias a fim de evitar delongas. Sua conclusão não apresenta o seu posicionamento sobre o tema, esta é praticamente inconclusiva.

No mais, vá além do recorte temático para chegar à excelência.


Competências avaliadas


Item Nota
Conteúdo Avalia se o texto corresponde às expectativas geradas pela proposta do tema. Assim como no vestibular, aqui a redação que fugir ao tema proposto será anulada 1
Estrutura do texto Avalia se o usuário consegue fazer uma boa utilização dos parágrafos e dos demais recursos de construção de texto 1.5
Estrutura de ideias Avalia se o usuário consegue organizar seu pensamento de forma a defender seu ponto de vista e permitir ao leitor a compreensão de seu texto 1.5
Vocabulário Avalia se o usuário consegue evitar a repetição de palavras durante o texto e compreendê-las, utilizando-as corretamente no que tange ao seu significado 1.5
Gramática e ortografia Avalia se o usuário escreve de acordo com as normas ortográficas vigentes no país. 1
NOTA FINAL: 6.5


Saiba como é feito a classificação da notas
0.0 - Ruim 0.5 - Fraco 1.0 - Bom 1.5 - Muito bom 2.0 - Excelente