O mundo está diretamente ligado ao grande uso da tecnologia no dia a dia. Neste mundo em que tudo parece estar conectado e o tempo para o lazer também diminuir. Surge indiscutivelmente, maior estresse e preocupação na vida das pessoas, principalmente dos responsáveis, ou seja, dos pais e mães com seus filhos. Por isso [vírgula] cada vez mais as crianças e ainda mais novas já são usuárias do celular. Todavia, elas muitas vezes não estão maduras para possuí-lo.
O celular sempre teve sua funcionalidade principal. Criado com o objetivo de permitir a comunicação entre as pessoas a distancia [distância] possibilitou aos pais estar [estarem] ciente [cientes] de onde estão seus filhos, com quem e o que estão fazendo. Já o celular moderno e atual, faz muitas coisas e são extremamente atrativos [para] as crianças e adolescentes. Estes em sua maioria dão mais importância a ele do que deveriam, ou no mínimo nas horas erradas.
Podemos comprovar isso observando a situação da escola. Lá o aluno acha muito mais divertido e atrativo entrar na internet pelo celular, ouvir músicas, ver e gravar vídeos, do que ter que ouvir e prestar a atenção na professora, além de copiar o que está sendo escrito no quadro de aula. Com isso, a atenção, o andamento da aula e[vírgula] principalmente [vírgula] a qualidade de ensino são prejudicadas, sem dúvida, como alegam quase todos os professores contra o uso do celular na sala de aula.
Contudo, não se pode esquecer o ponto de vista dos pais, que em alguns casos, não podem buscar seus filhos e dependem do celular para ter notícias[vírgula] caso algo ocorra fora do previsto. De acordo com isto, os pais não aceitariam a proibição do celular na escola. Como resolver este impasse? Uma das possíveis soluções seria a criação de um lugar dentro da sala, o “armário dos celulares”, onde deveriam ficar todos os celulares, juntos, sob o controle de uso da professora durante as aulas – claro que respeitando a privacidade individual. E ao inicio, intervalo e final da aula voltariam ao controle dos donos. Se os alunos amadurecessem o suficiente para perceber a importância da aula na escola e a hora correta de utilização do aparelho, descartar-se-ia esta norma.
O celular faz parte da vida moderna. Os pais o querem porque precisam dele. Os professores são contra seu uso em aula porque realmente prejudicam. Os alunos por sua vez, ainda não sabem quando e onde não devem utilizá-los, logo, as queixas dos professores se tornarão restrições, a não ser que os alunos aprendam o momento certo de seu uso.
Comentários do corretor
Você trouxe questões que evidenciaram a problemática do tema. Porém, procure ser objetivo e preciso ao apresentar suas ideias a fim de evitar delongas. Sua conclusão não apresenta o seu posicionamento sobre o tema, esta é praticamente inconclusiva.
No mais, vá além do recorte temático para chegar à excelência.
Competências avaliadas
Item | Nota | |
Conteúdo | Avalia se o texto corresponde às expectativas geradas pela proposta do tema. Assim como no vestibular, aqui a redação que fugir ao tema proposto será anulada | 1 |
Estrutura do texto | Avalia se o usuário consegue fazer uma boa utilização dos parágrafos e dos demais recursos de construção de texto | 1.5 |
Estrutura de ideias | Avalia se o usuário consegue organizar seu pensamento de forma a defender seu ponto de vista e permitir ao leitor a compreensão de seu texto | 1.5 |
Vocabulário | Avalia se o usuário consegue evitar a repetição de palavras durante o texto e compreendê-las, utilizando-as corretamente no que tange ao seu significado | 1.5 |
Gramática e ortografia | Avalia se o usuário escreve de acordo com as normas ortográficas vigentes no país. | 1 |
NOTA FINAL: | 6.5 |
Saiba como é feito a classificação da notas | ||||
0.0 - Ruim | 0.5 - Fraco | 1.0 - Bom | 1.5 - Muito bom | 2.0 - Excelente |