Celular e escola combinam? - Banco de redações


O Uso do Celular na Escola

Enviada em: 18/10/2011

Status:

Corrigida
PUBLICIDADE

 Escolas de todo pais estão proibindo o uso de celular em salas de aula, justificando tal atitude com o argumento de que os celulares atrapalham o rendimento da aula. Pais estão ficando irritados com essa decisão, alegando que o uso destes é para maior segurança dos filhos. Quem ganha? Sera [Será] que celular e sala de aula combinam?

Um aparelho móvel de um aluno que toca no meio da aula atrapalha o professor e desconcentra os demais alunos que estavam atentos. Mas um aluno conversando, um objeto caindo no chão e um diretor que chama o professor no decorrer da aula também atrapalham. E não há como proibir todos esses acontecimentos.

As escolas não deveriam dizer “Celular está proibido”, elas deveriam procurar uma maneira de mostrar aos alunos uma utilização consciente, limitada. Conversar com mesmos sobre melhores métodos pra não atrapalhar a aula, mostrando que o tempo de uma ligação inútil ao celular é o tempo que poderiam aprender algo com o professor e que em situações de emergência não haveria problemas em se ausentar da aula para um breve telefonema.

A proibição não ajuda um adolescente a entender a questão, já que podem sucumbir à tentação do proibido, do vetado. Já limitação pode ser um caminho. Celular e escola combinam sim, desde que haja um bom senso de ambas as partes no uso desse aparelho tão querido pelos alunos.

Comentários do corretor


Você soube apresentar seu ponto de vista, mas faltou exploração da problemática do tema em si. Analise, discuta, problematize a fim de melhor abordar as questões que envolvem o tema. Vá além do senso comum.


Competências avaliadas


Item Nota
Conteúdo Avalia se o texto corresponde às expectativas geradas pela proposta do tema. Assim como no vestibular, aqui a redação que fugir ao tema proposto será anulada 1
Estrutura do texto Avalia se o usuário consegue fazer uma boa utilização dos parágrafos e dos demais recursos de construção de texto 1.5
Estrutura de ideias Avalia se o usuário consegue organizar seu pensamento de forma a defender seu ponto de vista e permitir ao leitor a compreensão de seu texto 1.5
Vocabulário Avalia se o usuário consegue evitar a repetição de palavras durante o texto e compreendê-las, utilizando-as corretamente no que tange ao seu significado 1.5
Gramática e ortografia Avalia se o usuário escreve de acordo com as normas ortográficas vigentes no país. 1.5
NOTA FINAL: 7


Saiba como é feito a classificação da notas
0.0 - Ruim 0.5 - Fraco 1.0 - Bom 1.5 - Muito bom 2.0 - Excelente