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O Uso do Celular na Escola

Enviada em: 18/10/2011

Status:

Corrigida
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O meio escolar passa por inúmeras mudanças e dificuldades. A educação no Brasil sofre com a falta de investimentos e com o mal da corrupção. Professores, diretores e toda a comunidade em torno de uma escola sabem das dificuldades de relacionamento com alunos de um país com sérios problemas com drogas, tráfico e pobreza.

É nesse momento de tantas mudanças de comportamento que as tecnologias se aprimoram e o celular faz quase tudo que um computador pessoal faz, mas com funções voltadas para o lazer e comunicação. O grande debate gerado em torno do uso do celular em sala de aula tem motivação e possui público a favor e contra.

Os favoráveis a seu uso dizem ser um crime privar essa garotada, irreverente e jovem das tecnologias e possibilidades de inserção de conhecimento que o celular pode trazer. E é verdade. Em escolas particulares, poucas no Brasil, e em grande parte das internacionais, o celular é usado como objeto de estudo. Projetos são desenvolvidos com a utilização de leitores ópticos, peças teatrais são filmadas e muitos celulares são abertos para desvendar os segredos minúsculos do mundo virtual.

Do outro lado, dos não favoráveis, estão professores, diretores e estudiosos do comportamento humano, que sabem das dificuldades de autoridade dos professores com esse novo público, alunos com idade além da escolar, envolvidos no tráfico e com sérios problemas familiares. A dura realidade das escolas públicas contrasta com as possibilidades de inserção dessa tecnologia.

É preciso, além de analisar os prós e contras a realidade em que se inserem as escolas, pois cada uma delas saberá como pode e deve tratar a questão. É fácil discutir o uso de qualquer ferramenta em países desenvolvidos, onde a educação é levada a sério. Difícil é tornar essa realidade estrangeira adaptável a nossa, onde professores ficam roucos e até adoecem na tentativa de captar a atenção de crianças e jovens, que muitas vezes estão tirando fotos e mandando torpedos durante as aulas.

Proibir por proibir não resolve a questão, mas é preciso que a própria escola, ambiente propicio [propício] para o aprendizado, ensine o porquê, quando e como utilizar o celular com responsabilidade e respeito. Adequar nossas escolas as atuais ferramentas é tarefa árdua, mas faz parte dos deveres da escola e dos direitos dos alunos.

Comentários do corretor


É notável sua capacidade de levantar argumentos que validem sua opinião acerca do tema e explorem o recore temático. Parabéns!

Porém, atente-se:

Estas orações estão mal articuladas entre si e comprometem o sentido.

Cuidado com as generalizações, pessoas que não levam a educação a sério existem em todo lugar.


Competências avaliadas


Item Nota
Conteúdo Avalia se o texto corresponde às expectativas geradas pela proposta do tema. Assim como no vestibular, aqui a redação que fugir ao tema proposto será anulada 2
Estrutura do texto Avalia se o usuário consegue fazer uma boa utilização dos parágrafos e dos demais recursos de construção de texto 1.5
Estrutura de ideias Avalia se o usuário consegue organizar seu pensamento de forma a defender seu ponto de vista e permitir ao leitor a compreensão de seu texto 2
Vocabulário Avalia se o usuário consegue evitar a repetição de palavras durante o texto e compreendê-las, utilizando-as corretamente no que tange ao seu significado 1.5
Gramática e ortografia Avalia se o usuário escreve de acordo com as normas ortográficas vigentes no país. 1.5
NOTA FINAL: 8.5


Saiba como é feito a classificação da notas
0.0 - Ruim 0.5 - Fraco 1.0 - Bom 1.5 - Muito bom 2.0 - Excelente