Celular: canivete suíço - Banco de redações


O Uso do Celular na Escola

Enviada em: 17/10/2011

Status:

Corrigida
PUBLICIDADE

Inventado na Suíça [vírgula] ao final do século XIX [vírgula]para uso exclusivo de tropas do exercito [exército] daquele país, o canivete suíço – hoje, tipo muito comum – não se trata de um equipamento específico, porém possui diversas ferramentas distintas. A expressão “canivete suíço” também pode se referir a algo que tem “várias funcionalidades”.

Hoje, equipamento de “mil e uma utilidades”, o telemóvel (como o aparelho celular é chamado em Portugal) vem conquistando as massas, inclusive as crianças e os jovens. Naturalmente, para uma geração que nasceu ou vem crescendo na era digital, o seu uso hoje em dia é praticamente indispensável, fato este que vem gerando controvérsias em torno dos limites de sua usabilidade nos espaços de inter-relacionamentos.

Alguns professores reclamam do uso do aparelho em sala de aula, evidentemente quando este se torna um vetor que transmite a falta de concentração e atrapalha o andamento do aluno ou da classe. Por conta disso, vários projetos de leis espalhados pelo Brasil sugerem a proibição total do uso do celular em ambiente escolar.  Mas, não seria a escola um lugar ideal para a amostragem e o ensinamento correto do uso das faculdades benéficas deste invento e, demasiadamente injusto, o veto total ao uso de um mecanismo que pode trazer somatórias retumbantes para o aprendizado de nossos filhos e filhas?

Não podemos esquecer que os celulares já proporcionaram contribuições de boas significâncias para civilização mundial. Podemos considerar como exemplos, casos recentes em que suas potencialidades foram usadas – na maioria das vezes por estudantes – para retratar ambientes hostis e de alto grau de censura jornalística, como os que aconteceram em manifestações sociais da chamada “primavera árabe”, ou em ocasiões em que se pretendia denunciar situações de “bullying” dentro ou nos arredores das próprias escolas. 

Pois bem, assim como um tipo de canivete de múltiplas funções, o celular, fabricado para facilitar a vida do homem quando usado de maneira correta, pode trazer malefícios para o mesmo quando usado de maneira, digamos, incorreta. Vale o bom censo [senso] e a parcimônia.

Comentários do corretor


Você levantou ideias para realizar uma abordagem sobre o tema. Porém, atente-se:

Vocabulário difícil nem sempre é sinônimo de rebuscamento e de um bom domínio da língua. Muitas vezes, torna seu texto pedante e de díficil leitura.

Em sua introdução você nem fala do que será abordado no texto,  acredito que você poderia ter ligado o primeiro e segundo parágrafo a fim de melhor apresentar as questões que serão evidenciadas.

Enfim,

continue lendo e produzindo!


Competências avaliadas


Item Nota
Conteúdo Avalia se o texto corresponde às expectativas geradas pela proposta do tema. Assim como no vestibular, aqui a redação que fugir ao tema proposto será anulada 1.5
Estrutura do texto Avalia se o usuário consegue fazer uma boa utilização dos parágrafos e dos demais recursos de construção de texto 1.5
Estrutura de ideias Avalia se o usuário consegue organizar seu pensamento de forma a defender seu ponto de vista e permitir ao leitor a compreensão de seu texto 1
Vocabulário Avalia se o usuário consegue evitar a repetição de palavras durante o texto e compreendê-las, utilizando-as corretamente no que tange ao seu significado 1
Gramática e ortografia Avalia se o usuário escreve de acordo com as normas ortográficas vigentes no país. 1.5
NOTA FINAL: 6.5


Saiba como é feito a classificação da notas
0.0 - Ruim 0.5 - Fraco 1.0 - Bom 1.5 - Muito bom 2.0 - Excelente