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O Uso do Celular na Escola

Enviada em: 17/10/2011

Status:

Corrigida
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Eis que um dia chegará o momento em que a instituição chamada escola servirá de formação acadêmica, não pessoal. Tão somente quando os pais educarem seus filhos adequadamente. Estamos na era “Steve Jobs”, em que tudo acontece rapidamente e em uma teia de seguidores. O que acontece é que não sabemos usar adequadamente essa gama de fatores possivelmente benéficos.

Quando tentamos educar jovens, temos que levar em consideração que é a fase da qual acreditam saber de tudo, acreditam ser “malandrinhos”, que estão por cima. É pura opção, não é mesmo? Pagar o preço por não estudar, ou pagar o preço estudando. Essa concepção não está absolutamente clara para os jovens. Quatro horas diárias longe das redes sociais não vai ser um mártir, e não, nada extremamente fora do comum vai ser “twittado”, se algum familiar do aluno falecer, vai ficar sabendo, o horário pode ser informado pelo professor. Lembram aquele modo silencioso do aparelho? Aquele que colocam quando vão ao cinema, quando não querem atender a namorada... Porque [Por que] na escola precisa ser diferente?!

Essas desculpas manjadas, nas quais ninguém mais acredita; isso sem contar na chance que se tem de enviar torpedos na hora de avaliações, fotografarem informações... Ouve-se uma voz no fundo da classe: “Mas os jovens sabem que têm direitos!”.

Quando assuntos sérios estão embutidos na sociedade e acontecem frequentemente: roubos, assaltos, seqüestros; como negar o direito de ter o aparelho por perto? Chega de justificativas! Todos sabem que, quando nos distraímos, nossa capacidade de reter informações cai, qualquer um pode afirmar isso. A opção é: melhorar ou não a qualidade das escolas?

O dia em que deixarmos de acreditar nas justificativas, algo de bom vai acontecer. Com a liberdade, ganhamos uma série de fatores, mas perdemos o discernimento do adequado para o futuro; ou será que não queremos mais? A liberdade e o direito excessivo, o lazer e o sistema “democrático”, conseguiram fazer o que nem a ditadura militar conseguiu na década de 19[70]: acabar com a consciência política, criar um rebanho pastoreado pelo governo. Isso sim, é deprimente.

Comentários do corretor


Estabelecer um diálogo com seu interlocutor e instigá-lo a reflexões pode enriquecer seu projeto de texto. Mas, cuidado, não deixe de evidenciar, explorar e argumentar em torno das questões que envolvem o tema. Apresente o problema, discuta em prol de sua posição e extrapole o recorte temático.


Competências avaliadas


Item Nota
Conteúdo Avalia se o texto corresponde às expectativas geradas pela proposta do tema. Assim como no vestibular, aqui a redação que fugir ao tema proposto será anulada 1
Estrutura do texto Avalia se o usuário consegue fazer uma boa utilização dos parágrafos e dos demais recursos de construção de texto 1.5
Estrutura de ideias Avalia se o usuário consegue organizar seu pensamento de forma a defender seu ponto de vista e permitir ao leitor a compreensão de seu texto 1.5
Vocabulário Avalia se o usuário consegue evitar a repetição de palavras durante o texto e compreendê-las, utilizando-as corretamente no que tange ao seu significado 1.5
Gramática e ortografia Avalia se o usuário escreve de acordo com as normas ortográficas vigentes no país. 1.5
NOTA FINAL: 7


Saiba como é feito a classificação da notas
0.0 - Ruim 0.5 - Fraco 1.0 - Bom 1.5 - Muito bom 2.0 - Excelente