Celular, o novo vilão da educação. - Banco de redações


O Uso do Celular na Escola

Enviada em: 17/10/2011

Status:

Corrigida
PUBLICIDADE

Século XXI, período em que os meios de comunicação ultrapassam todas as fronteiras, e o celular embarca nesta onda numa relação quase de paridade com o número da população mundial. Portanto, qualquer briga que se trave contra ele, perde-la [perdê-la] é um processo natural.

Sabe-se que são os adolescentes o público alvo mais adepto a novas tecnologias, e o celular, cada vez mais repleto de recursos, é o “brinquedo” da vez. Com ele é possível enviar mensagens de texto, jogar games, acessar a internet, entre outras atividades. Assim, tornou-se instrumento indispensável no dia-a-dia dos jovens brasileiros, inclusive no contexto escolar.

A proibição do celular na escola é um retrocesso, que somente sinaliza a fragilidade deste ambiente, em que professores e diretores não possuem autoridade para determinar como, quando e onde este aparelho pode ser utilizado, necessitando de leis e decretos para solucionar problemáticas internas.

Acreditar que a proibição anulará o uso do celular é no mínimo ingênuo, os jovens são criativos para burlar leis. É preciso, antes de tudo, uma política educativa para pais, alunos e professores sobre a importância do celular e como ele pode ser utilizado dentro do ambiente escolar sem prejudicar o aprendizado.

Afinal, se uma sala de aula não desperta o interesse dos alunos, não será somente o celular que causará dispersão, qualquer outra atividade será mais atrativa. Portanto, escolher um vilão isolado não solucionará o problema da educação brasileira, é necessário rever parâmetros, metas, conteúdos; é muito mais amplo do que uma simples proibição.

Comentários do corretor


Você apresentou ideias que evidenciaram seu ponto de vista. Porém, faltou  extrapolação do recorte temático e uma leitura crítica e ampliadorados elementos das coletânea. Para chegar à excelência, é necessário ir além.


Competências avaliadas


Item Nota
Conteúdo Avalia se o texto corresponde às expectativas geradas pela proposta do tema. Assim como no vestibular, aqui a redação que fugir ao tema proposto será anulada 1
Estrutura do texto Avalia se o usuário consegue fazer uma boa utilização dos parágrafos e dos demais recursos de construção de texto 1.5
Estrutura de ideias Avalia se o usuário consegue organizar seu pensamento de forma a defender seu ponto de vista e permitir ao leitor a compreensão de seu texto 1
Vocabulário Avalia se o usuário consegue evitar a repetição de palavras durante o texto e compreendê-las, utilizando-as corretamente no que tange ao seu significado 1.5
Gramática e ortografia Avalia se o usuário escreve de acordo com as normas ortográficas vigentes no país. 1.5
NOTA FINAL: 6.5


Saiba como é feito a classificação da notas
0.0 - Ruim 0.5 - Fraco 1.0 - Bom 1.5 - Muito bom 2.0 - Excelente