Existem fatores que são extremamente relevantes quando se fala em educação de crianças e adolescentes. Comportamento, interesse e desempenho, são alguns deles.
Leis recentemente criadas em nível municipal e estadual promoveram a proibição do uso de celulares em ambiente escolar, parcial ou totalmente. Estas são leis com que se amparam os fatores antes citados. Apesar disso o fato gerou discussões e indignação.
Dizem alguns que privar o aluno do acesso à informação é retroceder, impor barreiras entre ele e os avanços tecnológicos. Defendem a possibilidade de que estes descubram os próprios limites no uso e que cabe à escola intermediar a situação.
Claro que em tese isso é realizável e belo, esperar que aluno tome consciência dos seus atos. Ainda encontramos o argumento segurança, o mais plausível, porém derrubado pelo fato de que toda escola tem telefone fixo, logo com a possibilidade de um problema interno ali está ele à disposição. Bom, não temos é tempo para utopias.
Entrevistas revelam que pela perspectiva do educador, que é aquele que percebe o que acontece em sala, o uso de celulares é em todo caso prejudicial. Prejudica a turma, à medida que atrapalha discussões, interrompe as explicações, com toques e qualquer outro barulho, seja de mensagem ou outros. Impede que os colegas prestem a devida atenção, muitas vezes atraindo para aquele que porta o aparelho a atenção destes.
Toda tentativa de maximizar o aprendizado é válida e evitar a dispersão dos alunos é promover essa ideia. Os adolescentes gastam muito mais tempo com joguinhos, por exemplo, que resolvendo suas lições. Infelizmente o uso que é feito da tecnologia não é o melhor possível, e não está, na maioria dos casos, associados a algo proveitoso.
Em vista disso, as recentes leis municipais e estaduais que proíbem o uso de celulares são muito positivas, apesar de serem injustamente chamadas de arbitrarias [arbitrárias] e contrárias ao desenvolvimento do educando. Pois, por menor que seja a dispersão causada por esses aparelhos, ela contribui para o fracasso acadêmico, o que impossibilita seu uso. Usa-se o celular majoritariamente para o lazer, e francamente, isso pode ser feito fora da sala. Tornou-se necessário salpicar ações positivistas para obter melhores desempenhos.
Comentários do corretor
Parabéns! Você soube desenvolver um posicionamento crítico que evidenciou seu ponto de vista e explorou as questões que envolvem o tema. Para a excelência total, vá além do recorte temático.
Competências avaliadas
Item | Nota | |
Conteúdo | Avalia se o texto corresponde às expectativas geradas pela proposta do tema. Assim como no vestibular, aqui a redação que fugir ao tema proposto será anulada | 1.5 |
Estrutura do texto | Avalia se o usuário consegue fazer uma boa utilização dos parágrafos e dos demais recursos de construção de texto | 2 |
Estrutura de ideias | Avalia se o usuário consegue organizar seu pensamento de forma a defender seu ponto de vista e permitir ao leitor a compreensão de seu texto | 1.5 |
Vocabulário | Avalia se o usuário consegue evitar a repetição de palavras durante o texto e compreendê-las, utilizando-as corretamente no que tange ao seu significado | 2 |
Gramática e ortografia | Avalia se o usuário escreve de acordo com as normas ortográficas vigentes no país. | 2 |
NOTA FINAL: | 9 |
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