A Integração do celular no cotidiano - Banco de redações


O Uso do Celular na Escola

Enviada em: 16/10/2011

Status:

Corrigida
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Com a globalização, conseqüentemente a inovação tecnológica, cada vez se tornou mais fácil à acessibilidade, principalmente a recursos de comunicações, precisamente falando, o celular. A popularização deste aparelho, que hoje não se resume somente a fornecer ligações, mas também a outras funcionalidades, que se tornaram indispensável [indispensáveis] tanto no cotidiano escolar, profissional, como também no pessoal.

Contradizendo as características da era modernizada ao qual nos encontramos, a princípio, o uso do aparelho celular não era muito comum, isto devido à indisponibilidade para o acesso ao mesmo. Hoje, com o baixo custo, variedades de escolha, luxo e principalmente com a importância na comunicação, somos presenteados com esta sublimável acessibilidade, e o uso deste aparato tornou-se indispensável não somente a adultos, mas sim, as crianças que disponibilizam deste recurso de comunicação até mesmo por questão de segurança.

Por outro lado, há quem rejeite o benefício deste na escola. O deputado estadual João Pedro Figueiras (Democratas, ex-PFL), propôs um projeto que proíbe o uso dos celulares nas salas de aula, ele afirma o seguinte: ‘Não é novidade, mas a proibição dessa prática pode transformar a relação professor/aluno das escolas estaduais’.  Haverá sim transformações, porém com efeitos negativos, pois o celular, atualmente acrescentado com as funcionalidades de fotografar, jogar, enviar e-mail, trocar torpedos, ouvir música ou rádio, pode atrapalhar a interação nas salas de aula, mas pode também ajudar na questão segurança, o que é muito confiado pelos próprios pais. E já que a sociedade está fadada à tecnologia, então porque não usa-la [usá-la] a nosso favor?

Estamos constantemente expostos a situações de perigo, e nem sempre um pai pode estar ao lado do seu filho, como na escola. Com isso[vírgula] o celular os torna [tornam] mais próximos, confiabilizando que a qualquer imprevisto o filho pode se comunicar com o pai e vice e versa.

Diante do exposto, é uma intransigência afirmar que o aparelho celular atrapalha a boa interação na sala de aula, mesmo porque é mais conveniente que as escolas que não aceitam esta liberdade implantem procedimentos de acordo com a conduta das mesmas, abrindo exceções em casos emergenciais. Não sendo tirada a liberdade do aluno, muito menos o respeito para com o professor.

Comentários do corretor


Você soube levantar argumentos que validaram seu ponto de vista acerca do tema. Apenas procure ser mais objetiva ao apresentar suas ideias.

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Competências avaliadas


Item Nota
Conteúdo Avalia se o texto corresponde às expectativas geradas pela proposta do tema. Assim como no vestibular, aqui a redação que fugir ao tema proposto será anulada 1.5
Estrutura do texto Avalia se o usuário consegue fazer uma boa utilização dos parágrafos e dos demais recursos de construção de texto 1.5
Estrutura de ideias Avalia se o usuário consegue organizar seu pensamento de forma a defender seu ponto de vista e permitir ao leitor a compreensão de seu texto 1.5
Vocabulário Avalia se o usuário consegue evitar a repetição de palavras durante o texto e compreendê-las, utilizando-as corretamente no que tange ao seu significado 1.5
Gramática e ortografia Avalia se o usuário escreve de acordo com as normas ortográficas vigentes no país. 1.5
NOTA FINAL: 7.5


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