Tecnologia x educação: é possível que elas não andem de mãos dadas. - Banco de redações


O Uso do Celular na Escola

Enviada em: 15/10/2011

Status:

Corrigida
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No Brasil, é cada vez maior o número de pessoas que tem acesso a aparelhos celulares. O uso deste aparelho que vem se tornando bastante democrático, já atingiu 86% da população brasileira. Recentemente, surgiu uma lei que proíbe o uso dos mesmos em escolas públicas do estado. Será mesmo que se faz necessário a proibição deste tipo de tecnologia? O que o torna tão vilão nesse tipo de ambiente?

A maioria das pessoas só vê as vantagens proporcionadas por esses aparelhos que não só servem para falar, mas para ouvir música, acessar a internet, enviar torpedos, entre outras coisas. Essas pessoas não teriam motivos para analisar desvantagens se não vivessem num país no qual o sistema de educação é precário e a falta de interesse e estímulo dos alunos é grande.

O ambiente escolar é um ambiente que requer atenção e concentração para se obter um bom rendimento. Se todos os alunos, ao entrarem em sala de aula, desligassem esses aparelhos com o intuito de não serem atrapalhados, distraídos, de não atrapalhar o colega e professor, não haveria o menor problema. A questão é a falta de educação, senso e respeito desses alunos que vão ao colégio para aprender. Ou pelo menos, deveriam.

Os pais julgam necessário o uso desses aparelhos por questões de segurança. Esquecem-se de que é uma tecnologia que surgiu há pouco tempo. Emergências realmente podem acontecer, mas os colégios possuem recursos de comunicação, como telefones. Até exceções podem ser abertas, desde que haja um esclarecimento da situação e os professores e diretores saibam que o uso do celular é muito importante em tal caso, permitindo que o aluno se ausente da sala para falar ao telefone. Funcionaria bem como exceção e não como regra.

Portanto, é totalmente plausível essa lei que proíbe o uso desses aparelhos em ambiente escolar. Pode até ser radical, mas enquanto não for realizado, dentro e fora das escolas, todo um trabalho de conscientização e esclarecimento da importância de manter o foco durante uma aula, da importância do respeito que os alunos devem ter com o professor, essa lei torna-se uma solução, mesmo que lamentável, para esse problema.

Comentários do corretor


Você soube apresentar ideias e argumentos que abordaram o tema proposto e apresentaram seu ponto de vista. Muito bom!

Todavia, para chegar à excelência, é necessário ir além do recorte temático.

Leia e produza sempre!


Competências avaliadas


Item Nota
Conteúdo Avalia se o texto corresponde às expectativas geradas pela proposta do tema. Assim como no vestibular, aqui a redação que fugir ao tema proposto será anulada 1.5
Estrutura do texto Avalia se o usuário consegue fazer uma boa utilização dos parágrafos e dos demais recursos de construção de texto 2
Estrutura de ideias Avalia se o usuário consegue organizar seu pensamento de forma a defender seu ponto de vista e permitir ao leitor a compreensão de seu texto 1.5
Vocabulário Avalia se o usuário consegue evitar a repetição de palavras durante o texto e compreendê-las, utilizando-as corretamente no que tange ao seu significado 2
Gramática e ortografia Avalia se o usuário escreve de acordo com as normas ortográficas vigentes no país. 2
NOTA FINAL: 9


Saiba como é feito a classificação da notas
0.0 - Ruim 0.5 - Fraco 1.0 - Bom 1.5 - Muito bom 2.0 - Excelente