Celular na escola! Proibir ou regular? Eis a questão... - Banco de redações


O Uso do Celular na Escola

Enviada em: 14/10/2011

Status:

Corrigida
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O uso desmedido dos aparelhos celulares no ambiente escolar tem gerado uma polêmica acerca deste aparato tecnológico na vida dos alunos. Muitos professores justificam a proibição deste na escola, em virtude de estar comprometendo o desempenho dos alunos, desviando  a atenção deles para fora da aula.

Por outro lado, pais  são  a favor de que seus filhos o levem consigo, inclusive à escola para facilitar o monitoramento destes por causa do recrudescimento da violência. Entretanto, os pais devem ficar atentos a instruir seus filhos para que eles não fiquem exibindo  aleatoriamente seus “brinquedinhos” sob pena de se tornarem um chamariz para assaltantes.

O fato é que hoje este mecanismo de comunicação é indispensável e seu uso não está mais restrito apenas a comunicação.  A nova geração desses aparelhos se tornou um computador de bolso onde é possível gravar arquivos de diversos formatos para inúmeros fins, acessar redes sociais através da internet, fazer filmagens, além de muitas outras funções.

Por isso, aos os pais fica a reflexão de orientar seus filhos ao bom uso dessa ferramenta antes de presenteá-los, de modo que eles possam ter consciência e bom senso [quanto] ao uso do celular. Sem dúvida, o exemplo é a melhor forma de ensino e  naturalmente os filhos tendem a copiar os hábitos de seus pais.

No universo docente, sobre o uso do celular na escola[vírgula] esta questão não deve ser encarada como obstáculo ao aprendizado e sim como aliado, buscando na tecnologia formas de interagir com os alunos para implementar métodos não convencionais, mas sim efetivos.

Portanto, a proibição do uso do celular no ambiente escolar além de prejudicar o contato entre pais e filhos, é acima de tudo, uma perda de um aliado importantíssimo no combate ao baixo rendimento escolar que se abate no aluno que fica apático com métodos ancestrais.

Comentários do corretor


Seu texto praticamente não apresenta desvios linguísticos e soube realizar uma abordagem clara que evidenciou seu posicionamento acerca do tema. Contudo, para chegar à excelência é necessário ir além do recorte temático e realizar uma leitura crítica e ampliadora dos elementos da coletânea.

Sucesso!


Competências avaliadas


Item Nota
Conteúdo Avalia se o texto corresponde às expectativas geradas pela proposta do tema. Assim como no vestibular, aqui a redação que fugir ao tema proposto será anulada 1.5
Estrutura do texto Avalia se o usuário consegue fazer uma boa utilização dos parágrafos e dos demais recursos de construção de texto 1.5
Estrutura de ideias Avalia se o usuário consegue organizar seu pensamento de forma a defender seu ponto de vista e permitir ao leitor a compreensão de seu texto 1.5
Vocabulário Avalia se o usuário consegue evitar a repetição de palavras durante o texto e compreendê-las, utilizando-as corretamente no que tange ao seu significado 1.5
Gramática e ortografia Avalia se o usuário escreve de acordo com as normas ortográficas vigentes no país. 1.5
NOTA FINAL: 7.5


Saiba como é feito a classificação da notas
0.0 - Ruim 0.5 - Fraco 1.0 - Bom 1.5 - Muito bom 2.0 - Excelente