A escola é um local de relacionamentos, alunos e professores andam com celular no bolso, mas, é comum que os tais entrem em discussão na sala de aula para tratar da presença do aparelho, formando, [sem vírgula] assim, lados divergentes que possuem motivos consideráveis e que merecem uma profunda análise.
Os alunos, em geral, são a favor da presença do pequeno eletrônico, alegando um argumento bastante plausível para tal, como o fato de poder acontecer algo importante e, até mesmo, grave com alguém de suas famílias, sendo assim uma necessidade pessoal.
Os profesores, por outro lado, alegam que a utilização de um único celular pode atrapalhar a concentração e o raciocínio de toda a turma, outro motivo do descontentamento dos educadores é o uso do tal para a passagem de colas, muito mais fácil e rápida, entre os alunos.
Os colégios não proíbem a estudantes ou professores de utilizarem celurares, mas, é fato que muitos só usam-nos para jogar, entrar em redes sociais, tirar fotos, enfim, deixando de fazer, justamente, o principal objetivo escolar: estudar.
São situações como essa que comprovam o quanto é complicada essa questão que, pelo que se pode notar, ainda está longe de ter fim no país inteiro. O que realmente deve existir é o consenso entre os alunos sobre quando e como utilizar seus aparelhos enquanto estiverem em aula.
Comentários do corretor
Você trouxe questões que envolvem o recorte temático, porém faltou exploração das ideias. Argumente em prol de sua posição a fim de enriquecer seu projeto de texto e melhor trabalhar as possibildades do tema.
Competências avaliadas
Item | Nota | |
Conteúdo | Avalia se o texto corresponde às expectativas geradas pela proposta do tema. Assim como no vestibular, aqui a redação que fugir ao tema proposto será anulada | 1 |
Estrutura do texto | Avalia se o usuário consegue fazer uma boa utilização dos parágrafos e dos demais recursos de construção de texto | 1.5 |
Estrutura de ideias | Avalia se o usuário consegue organizar seu pensamento de forma a defender seu ponto de vista e permitir ao leitor a compreensão de seu texto | 1 |
Vocabulário | Avalia se o usuário consegue evitar a repetição de palavras durante o texto e compreendê-las, utilizando-as corretamente no que tange ao seu significado | 1.5 |
Gramática e ortografia | Avalia se o usuário escreve de acordo com as normas ortográficas vigentes no país. | 1.5 |
NOTA FINAL: | 6.5 |
Saiba como é feito a classificação da notas | ||||
0.0 - Ruim | 0.5 - Fraco | 1.0 - Bom | 1.5 - Muito bom | 2.0 - Excelente |