O mau uso do celular na escola - Banco de redações


O Uso do Celular na Escola

Enviada em: 12/10/2011

Status:

Corrigida
PUBLICIDADE

O Celular é uma ferramenta cada vez mais utilizada em todos os ambientes, é móvel, útil e versátil. De acordo com a Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações), em agosto de 2009 havia mais de 8 celulares para cada dez pessoas.A competitividade entre os seus fabricantes deixa-o cada vez mais barato e completo.Telefonar, passou a ser uma função secundária em meia a tantos recursos: enviar torpedos, redes sócias, acesso a internet e e-mails, player e editor de áudio e vídeo, visualizador de documentos de texto, GPS, calculadora convencional e científica, entre outras funções mais básicas herdadas de suas antigas gerações. Porem [ Porém] , em ambientes educacionais seu uso tem sido abominado! Porque [ Por quê] ?

Pelo mau uso. Ele chama e interrompe a aula, distrai os alunos, dissemina pornografia e é usado de forma exibicionista e para colar nas provas. São essas as reclamações dos educadores que são contra o seu uso dentro do ambiente escolar. Mas então, o que fazer com esta grande tecnologia ascendente que tende a substituir o computador  pessoal?

Sérgio Amadeu, pesquisador de Comunicação Mediada por Computador e da Teoria da Propriedade dos Bens Imateriais, diz que "não tem sentido você proibir que os estudantes tenham acesso a um meio de comunicação que cada vez mais vai adquirir importância na sociedade. Ao contrário, se a gente tem problemas do uso indevido nas escolas, esse é um bom lugar para ensinar como as pessoas devem se portar com o celular".

Desta maneira, é importante instruir os educadores sobre e como utilizar os benefícios dos celulares na sala de aula, assim como já está sendo feito em muitas instituições com o computador e com a calculadora científica. É óbvio que nem sempre será possível utilizá-lo, mas cabe a esse educador instruído, e ele deve ter autoridade para isto, de vetar momentaneamente o uso do celular quando não for possível uma abordagem construtiva do aparelho, e este estiver prejudicando a educação que é prioridade na sala de aula.

Comentários do corretor


Você soube mobilizar diferentes vozes para explorar as questões que envolvem o tema. Muito bom! No entanto, a sugestão é que você poderia ter explorado melhor a questão da " instrução dos educadores quanto ao uso do celular", o que apenas foi retratado em sua conclusão. enfim,

Leia e produza sempre!


Competências avaliadas


Item Nota
Conteúdo Avalia se o texto corresponde às expectativas geradas pela proposta do tema. Assim como no vestibular, aqui a redação que fugir ao tema proposto será anulada 1.5
Estrutura do texto Avalia se o usuário consegue fazer uma boa utilização dos parágrafos e dos demais recursos de construção de texto 1.5
Estrutura de ideias Avalia se o usuário consegue organizar seu pensamento de forma a defender seu ponto de vista e permitir ao leitor a compreensão de seu texto 1.5
Vocabulário Avalia se o usuário consegue evitar a repetição de palavras durante o texto e compreendê-las, utilizando-as corretamente no que tange ao seu significado 1.5
Gramática e ortografia Avalia se o usuário escreve de acordo com as normas ortográficas vigentes no país. 1.5
NOTA FINAL: 7.5


Saiba como é feito a classificação da notas
0.0 - Ruim 0.5 - Fraco 1.0 - Bom 1.5 - Muito bom 2.0 - Excelente