O Celular é uma ferramenta cada vez mais utilizada em todos os ambientes, é móvel, útil e versátil. De acordo com a Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações), em agosto de 2009 havia mais de 8 celulares para cada dez pessoas.A competitividade entre os seus fabricantes deixa-o cada vez mais barato e completo.Telefonar, passou a ser uma função secundária em meia a tantos recursos: enviar torpedos, redes sócias, acesso a internet e e-mails, player e editor de áudio e vídeo, visualizador de documentos de texto, GPS, calculadora convencional e científica, entre outras funções mais básicas herdadas de suas antigas gerações. Porem [ Porém] , em ambientes educacionais seu uso tem sido abominado! Porque [ Por quê] ?
Pelo mau uso. Ele chama e interrompe a aula, distrai os alunos, dissemina pornografia e é usado de forma exibicionista e para colar nas provas. São essas as reclamações dos educadores que são contra o seu uso dentro do ambiente escolar. Mas então, o que fazer com esta grande tecnologia ascendente que tende a substituir o computador pessoal?
Sérgio Amadeu, pesquisador de Comunicação Mediada por Computador e da Teoria da Propriedade dos Bens Imateriais, diz que "não tem sentido você proibir que os estudantes tenham acesso a um meio de comunicação que cada vez mais vai adquirir importância na sociedade. Ao contrário, se a gente tem problemas do uso indevido nas escolas, esse é um bom lugar para ensinar como as pessoas devem se portar com o celular".
Desta maneira, é importante instruir os educadores sobre e como utilizar os benefícios dos celulares na sala de aula, assim como já está sendo feito em muitas instituições com o computador e com a calculadora científica. É óbvio que nem sempre será possível utilizá-lo, mas cabe a esse educador instruído, e ele deve ter autoridade para isto, de vetar momentaneamente o uso do celular quando não for possível uma abordagem construtiva do aparelho, e este estiver prejudicando a educação que é prioridade na sala de aula.
Comentários do corretor
Você soube mobilizar diferentes vozes para explorar as questões que envolvem o tema. Muito bom! No entanto, a sugestão é que você poderia ter explorado melhor a questão da " instrução dos educadores quanto ao uso do celular", o que apenas foi retratado em sua conclusão. enfim,
Leia e produza sempre!
Competências avaliadas
Item | Nota | |
Conteúdo | Avalia se o texto corresponde às expectativas geradas pela proposta do tema. Assim como no vestibular, aqui a redação que fugir ao tema proposto será anulada | 1.5 |
Estrutura do texto | Avalia se o usuário consegue fazer uma boa utilização dos parágrafos e dos demais recursos de construção de texto | 1.5 |
Estrutura de ideias | Avalia se o usuário consegue organizar seu pensamento de forma a defender seu ponto de vista e permitir ao leitor a compreensão de seu texto | 1.5 |
Vocabulário | Avalia se o usuário consegue evitar a repetição de palavras durante o texto e compreendê-las, utilizando-as corretamente no que tange ao seu significado | 1.5 |
Gramática e ortografia | Avalia se o usuário escreve de acordo com as normas ortográficas vigentes no país. | 1.5 |
NOTA FINAL: | 7.5 |
Saiba como é feito a classificação da notas | ||||
0.0 - Ruim | 0.5 - Fraco | 1.0 - Bom | 1.5 - Muito bom | 2.0 - Excelente |