1 Atualmente, os meios de comunicação estão fortemente evoluídos fazendo com que as pessoas comecem a se interagir desde cedo, o que acarreta vários problemas do uso do aparelho telefônico dentro da sala de aula.
O déficit de atenção ficou extremamente alto com o uso na hora indevida do celular. As redes sociais, as músicas, as mensagens e a [as] ligações ficaram mais interessantes do que assistir a uma aula. É um desrespeito com o professor que fica explicando matéria só para algumas pessoas que estão prestando atenção, enquanto o restante da turma esta [está] postando nas redes sociais "Que aula chata!".
O telefone celular é um instrumento muito adequado e preciso. É ele que permite fazer ligações para que o responsável venha buscar o filho no final da aula, ou até mesmo para ficar atualizado sobre o que se passa a cada minuto no mundo.
É raro dentre um grupo de dez pessoas a metade não possuir um telefone. Ele é necessário, mas é preciso ter limites para o uso em locais que não são propícios, como dentro de uma sala de aula, pois leva ao [o] aluno a [à] distração, atrapalhando a aprendizagem, além de ser um meio muito utilizado para a passagem da famosa "cola" através de mensagens ou consultoria por meio da internet.
Escola é um lugar sério, que encaminha o aluno para seguir a sua vida em frente. A proibição do uso do celular dentro de uma instituição de ensino é injusta. O que se deve proibir é usar o aparelho no horário de aula, pois atrapalha não só o raciocínio do aluno como também a paciência do professor, que fica tentando dar aula mais a maioria não presta atenção.
As escolas precisam começar a tomar atitudes o quanto antes para que o aluno não fique prejudicado em relação aos estudos e ao uso do celular no momento da aula. Novos hábitos serão imprescindíveis para essa nova era tecnológica, proibindo e alertando os alunos e aos pais as consequências graves que o uso desse aparelho que pode causar ao desenvolvimento do aluno.
Comentários do corretor
Você soube trazer questões que envolvem o tema. Porém, seu projeto de texto está vinculado ao senso comum. Procure apresentar argumentos plausíveis que extrapolem o recorte temático.
1 Evite chavões
Competências avaliadas
Item | Nota | |
Conteúdo | Avalia se o texto corresponde às expectativas geradas pela proposta do tema. Assim como no vestibular, aqui a redação que fugir ao tema proposto será anulada | 1 |
Estrutura do texto | Avalia se o usuário consegue fazer uma boa utilização dos parágrafos e dos demais recursos de construção de texto | 1 |
Estrutura de ideias | Avalia se o usuário consegue organizar seu pensamento de forma a defender seu ponto de vista e permitir ao leitor a compreensão de seu texto | 1 |
Vocabulário | Avalia se o usuário consegue evitar a repetição de palavras durante o texto e compreendê-las, utilizando-as corretamente no que tange ao seu significado | 1 |
Gramática e ortografia | Avalia se o usuário escreve de acordo com as normas ortográficas vigentes no país. | 1 |
NOTA FINAL: | 5 |
Saiba como é feito a classificação da notas | ||||
0.0 - Ruim | 0.5 - Fraco | 1.0 - Bom | 1.5 - Muito bom | 2.0 - Excelente |