Abolir o uso de celular ou incluí-lo nos métodos educacionais ? - Banco de redações


O Uso do Celular na Escola

Enviada em: 11/10/2011

Status:

Corrigida
PUBLICIDADE

É indiscutível o fato de que o celular, atualmente, seja necessário em, praticamente, todos os momentos, sejam eles no trabalho, em viagem, ou até mesmo nas ruas. Países desenvolvidos e em desenvolvimento atingem um número exorbitante de celular por lar, onde há a possibilidade de existir mais deste meio de comunicação do que filhos em uma residência.

Está [É] comum vermos em vários ambientes,  [ambientes] jovens e até mesmo crianças que possuem celulares cada vez mais “atuais”, como os Iphones e Blackberries. No entanto, a discussão gerada através destes fatos é dada pela inclusão prematura de pré-adolescentes no mundo digital. É de praxe observarmos os “brinquedinhos da moda”, nas mãos dos alunos, tanto em escolas públicas, quanto em escolas particulares.

Entende- se que este aspecto do século XXI esteja interferindo no rendimento escolar dos estudantes, já que são aparelhos distrativos.   [Entretanto, ]vemos que o meio de comunicação mais ágil do momento, [momento] são os celulares, o que ajuda a noticiar alguma informação urgente, como um familiar que falece, ou até mesmo, comunicar a polícia, ou a emergência, caso haja um incidente na escola.

Vivemos em uma sociedade totalmente necessitada de aparelhos de rápida comunicação, e de jovens saciados pelas “bênçãos” geradas pela tecnologia. É importante ressaltar que esses aparelhos podem ser auxiliadores da educação nas escolas. Mesmo tendo caráter distrativo, promovem a atenção em muitos estudantes.

Portanto, proibir alunos de utilizarem celulares em ambiente escolar pode ser considerado abusivo, pois eles servem como auxilio para pais, alunos e professores. Todos necessitam do uso destes aparelhos, e ao invés de punição aos alunos que utilizam esse meio de comunicação, diretores e professores deveriam criar um método pedagógico onde [ em que ]aos alunos seria ensinado a maneira adequada de utilizar os celulares dentro das instituições de ensino.

Comentários do corretor


Você soube trazer ideias que trabalharam as possibilidades de abordagem do tema. Contudo, faltou uma exploração mais ampla do uso do celular na escola e suas consequências. No mais, atente-se às regras de uso da vírgula para não prejudicar a construção de sentido de seu texto.

 


Competências avaliadas


Item Nota
Conteúdo Avalia se o texto corresponde às expectativas geradas pela proposta do tema. Assim como no vestibular, aqui a redação que fugir ao tema proposto será anulada 1.5
Estrutura do texto Avalia se o usuário consegue fazer uma boa utilização dos parágrafos e dos demais recursos de construção de texto 1.5
Estrutura de ideias Avalia se o usuário consegue organizar seu pensamento de forma a defender seu ponto de vista e permitir ao leitor a compreensão de seu texto 1.5
Vocabulário Avalia se o usuário consegue evitar a repetição de palavras durante o texto e compreendê-las, utilizando-as corretamente no que tange ao seu significado 1.5
Gramática e ortografia Avalia se o usuário escreve de acordo com as normas ortográficas vigentes no país. 1
NOTA FINAL: 7


Saiba como é feito a classificação da notas
0.0 - Ruim 0.5 - Fraco 1.0 - Bom 1.5 - Muito bom 2.0 - Excelente