Celular nas escolas: ferramenta de segurança. - Banco de redações


O Uso do Celular na Escola

Enviada em: 10/10/2011

Status:

Corrigida
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A proibição da utilização de celulares nas escolas é um assunto recorrente e polêmico. As discussões acerca desse tema são diversas, porém pouco aprofundadas, uma vez que não apresentam propostas de soluções para o problema. Afinal, realmente é válida essa proibição? Uma vez proibida o que os estudantes irão aprender com isso?

O telefone celular indubitavelmente prejudica o desenvolvimento das aulas, visto que o estudante tem sua atenção desviada para músicas, jogos e internet, ferramentas de entretenimento que estão disponíveis nos celulares. Outra atividade imprópria é o uso do aparelho, através de mensagens de texto, para a troca de respostas durante testes, sendo essa uma variante moderna da popular “cola”. Essas práticas acarretam na formação de alunos desprovidos de conhecimentos técnicos, desatentos e inaptos para o mercado de trabalho.

Em contrapartida, o celular é uma forma de segurança para os pais. Através dele é possível evita  [evitar] golpes e perigos, como por exemplo, a certificação de que um seqüestro relâmpago era falso, golpe diariamente empregado, ou o simples aviso de atraso na busca do filho no colégio. Ainda que simples, essas preucasões evitam problemas que ocasionariam graves conseqüências, sendo esse um forte e favorável  argumento para o uso do celular.

Logo, a mera proibição do uso do celular nas escolas não é válida, visto que os estudantes não irão aprender a utilizar o celular como uma ferramenta de segurança e lazer (fora do âmbito escolar). No entanto, é necessária uma ação conjunta entre estado, escola e pais a fim de conscientizar os estudantes sobre a correta utilização do aparelho, mostrando-lhes a importância do bom aproveitamento das aulas na formação acadêmica e  profissional.

Comentários do corretor


Você abordou as questões que envolvem o tema. Porém, o que faltou em seu projeto de texto foi uma linha argumentativa consistente que comprovasse seu ponto de vista. Você deixou para apresentar sua opinião apenas na conclusão e não levantou argumentos válidos que sustentassem sua posição anteriormente.


Competências avaliadas


Item Nota
Conteúdo Avalia se o texto corresponde às expectativas geradas pela proposta do tema. Assim como no vestibular, aqui a redação que fugir ao tema proposto será anulada 1.5
Estrutura do texto Avalia se o usuário consegue fazer uma boa utilização dos parágrafos e dos demais recursos de construção de texto 1.5
Estrutura de ideias Avalia se o usuário consegue organizar seu pensamento de forma a defender seu ponto de vista e permitir ao leitor a compreensão de seu texto 1
Vocabulário Avalia se o usuário consegue evitar a repetição de palavras durante o texto e compreendê-las, utilizando-as corretamente no que tange ao seu significado 1.5
Gramática e ortografia Avalia se o usuário escreve de acordo com as normas ortográficas vigentes no país. 1.5
NOTA FINAL: 7


Saiba como é feito a classificação da notas
0.0 - Ruim 0.5 - Fraco 1.0 - Bom 1.5 - Muito bom 2.0 - Excelente