Cresce o número de alunos que aparecem com celulares em sala de aula. O que antes servia apenas para fazer ligações, agora virou atrativo para jogos, mensagens, acesso a internet [ internet, ]entre outros. 1 É evidente que a tecnologia inova cada dia aparelhos novos e que o consumo dos mesmos é constante. Muitas crianças já nascem atualizadas com as novas tendências e é inevitável proibir o seu uso. Então [ Então, ] surge a polemica: [polêmica] proibir ou não o uso de aparelhos celulares em sala de aula?
Na nova era digital, a inclusão de novas tecnologias inovam a linguagem cultural, mas é preciso ter limites enquanto ao [quanto ao] uso dos celulares em sala de aula. O ambiente escolar é importante para o aprendizado e a concentração no que está sendo ensinado pelo professor.
Com o uso do celular, facilmente o aluno desprenderia sua atenção da aula respondendo mensagens, se distraindo com jogos ou até mesmo conversando, o que acarretaria o desrespeito ao professor. Para esse, o uso do celular também deveria ser proibido, já que o aluno se sentiria injustiçado em ver o professor usando seu celular e ele não.
Muitos pais reclamam da proibição do celular na escola, já que seus filhos poderiam usar o mesmo como segurança, fazendo ligações quando necessário, o que não se justifica, pois as escolas possuem telefones fixos, caso o aluno queira se comunicar em urgência com a família.
É preciso permanecer a lei da proibição no uso de celulares nas escolas. Os alunos precisam se conscientizar de que a escola é um lugar de ensino e de aprendizado. Precisam respeitar as regras da escola, sabendo dividir a hora de se dedicar aos estudos e a hora do lazer.
Comentários do corretor
Você trouxe ideias que abordaram questões que envolvem o tema. Porém, não houve extrapolação do recorte temático e uma leitura ampliadora dos elementos oferecidos pela coletânea. Além disso, há alguns problemas ligados à articulação de frases, que pode ser envidenciado nesta oração:" 1 É evidente que a tecnologia inova cada dia aparelhos novos".
Competências avaliadas
Item | Nota | |
Conteúdo | Avalia se o texto corresponde às expectativas geradas pela proposta do tema. Assim como no vestibular, aqui a redação que fugir ao tema proposto será anulada | 1 |
Estrutura do texto | Avalia se o usuário consegue fazer uma boa utilização dos parágrafos e dos demais recursos de construção de texto | 1 |
Estrutura de ideias | Avalia se o usuário consegue organizar seu pensamento de forma a defender seu ponto de vista e permitir ao leitor a compreensão de seu texto | 1 |
Vocabulário | Avalia se o usuário consegue evitar a repetição de palavras durante o texto e compreendê-las, utilizando-as corretamente no que tange ao seu significado | 1 |
Gramática e ortografia | Avalia se o usuário escreve de acordo com as normas ortográficas vigentes no país. | 1 |
NOTA FINAL: | 5 |
Saiba como é feito a classificação da notas | ||||
0.0 - Ruim | 0.5 - Fraco | 1.0 - Bom | 1.5 - Muito bom | 2.0 - Excelente |