Educar não é reprimir - Banco de redações


O Uso do Celular na Escola

Enviada em: 09/10/2011

Status:

Corrigida
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É fato que o celular é uma tecnologia indispensável e veio para ficar. O acessório tende  [tende a] evoluir cada vez mais, facilitar a vida do homem moderno e dessa forma torná-lo cada vez mais dependente dessa tecnologia. Sendo assim, não faz sentido uma lei que proíbe o desfrute do aparelho celular. Por outro lado, o bom senso se faz necessário quanto o [quanto ao] momento certo de usá-lo.

A lei que proíbe o uso do aparelho em salas de aula é uma resposta desesperada das instituições de ensino que não sabem lidar com a realidade supracitada. Imagine se criminalizarem toda manifestação de falta de bom senso. Ainda mais se tratando de um público que ainda está em fase de formação.

É claro que deve haver limites para o seu uso nas dependências escolares assim como em outras ocasiões. O celular ligado atrapalha o ensino por desviar a atenção dos educandos nas salas de aula. Pode até haver proibição, mas não penal. Como acontece com qualquer outra atitude que vai de encontro com as regras escolares, como comer dentro de sala, ouvir música, ou ter conversas paralelas, estando o infrator sujeito a penalidades que vão desde advertências até suspensões.

No lugar de uma lei de proibição e uma legião de revoltados, os educadores deveriam estudar uma forma de aderir o aparelho telefônico à vida escolar, uma vez que é impossível retirá-lo da vida dos jovens. Uma alternativa seria incluir o ensino sobre os aparelhos portáteis e admitir o seu uso em aulas de informática ou sociologia, por exemplo. Agindo dessa maneira, professores e alunos explorariam juntos o universo das novas tecnologias e a relação entre elas e o meio em que vivemos.

Mais do que nunca a escola precisa de aproximar-se das novidades para não se afastar da vida dos alunos e da sociedade de maneira geral. Represálias não são aliadas da satisfação. A melhor saída é a velha e boa educação que faz com que o jovem entenda que é necessário respeitar os limites impostos e que para tudo no mundo existe a hora certa.

Comentários do corretor


Você soube apresentar ideias que evidenciaram seu posicionamento crítico acerca do tema proposto. Procure apenas mobilizar fatos, dados, diferentes vozes que corroborem com sua opinião e comprovem sua tese perante seu interlocutor.

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Competências avaliadas


Item Nota
Conteúdo Avalia se o texto corresponde às expectativas geradas pela proposta do tema. Assim como no vestibular, aqui a redação que fugir ao tema proposto será anulada 1.5
Estrutura do texto Avalia se o usuário consegue fazer uma boa utilização dos parágrafos e dos demais recursos de construção de texto 1.5
Estrutura de ideias Avalia se o usuário consegue organizar seu pensamento de forma a defender seu ponto de vista e permitir ao leitor a compreensão de seu texto 1.5
Vocabulário Avalia se o usuário consegue evitar a repetição de palavras durante o texto e compreendê-las, utilizando-as corretamente no que tange ao seu significado 1.5
Gramática e ortografia Avalia se o usuário escreve de acordo com as normas ortográficas vigentes no país. 1.5
NOTA FINAL: 7.5


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