Mudanças tecnológicas e suas consequências - Banco de redações


O Uso do Celular na Escola

Enviada em: 09/10/2011

Status:

Corrigida
PUBLICIDADE

            Desde o século passado  [passado,] as tecnologias estão ocupando cada vez mais espaço na vida dos indivíduos. Porém, ao mesmo tempo em que a nova realidade ajudou, ela também contribuiu para modificações no convívio social, atenuando o contato físico pelo virtual, com pessoas antes desconhecidas. Contudo, ainda mais preocupante é a velocidade com que crianças, cada vez mais novas, estão usufruindo desses meios inibindo, assim, sua infância.

            O século 18 ficou conhecido como “século das luzes”, o qual foi caracterizado pela influência da razão e valorização do homem. No entanto, hoje a história se faz diferente, valorizando as tecnologias e deixando-as controlar a maneira, [maneira  ] que as pessoas utilizam para se relacionarem. Um exemplo disso são as redes sociais na internet, que possuem milhares de usuários expondo suas vidas sem nenhum limite; ameaçando, dessa maneira, a segurança de toda família, pois, é através dessas informações que bandidos encontram suas vítimas.

            Contudo, uma medida que muitos pais encontraram para garantir a segurança de seus filhos, pelo motivo de sua ausência, foram os celulares - um método prático e rápido de fiscalizá-los. Mas, esse aparelho, muitas vezes é usado para outros fins; motivo que levou professores a se posicionarem contra o uso desses aparelhos na escola, alegando que estes dispersam a atenção e compromete o desenvolvimento em sala de aula. Além disso, cada vez é maior o número de crianças expostas a várias tecnologias, comprometendo, assim, seu desenvolvimento afetivo, por não estarem participando da realidade social.

            Em suma, devem-se utilizar as tecnologias de forma consciente, para não tornar-se dependente dela, tendo-a como aliada num século onde o convívio com outras pessoas torna-se imprescindível para adquirir mudanças sociais.

Comentários do corretor


É notável sua percepção crítica sobre o tema, já que você soube mobilizar argumentos que corroboraram com seu ponto de vista. Mas, você pouco explorou a problemática do uso do celular nas escolas, que é o foco central do tema.

Leia e produza sempre!


Competências avaliadas


Item Nota
Conteúdo Avalia se o texto corresponde às expectativas geradas pela proposta do tema. Assim como no vestibular, aqui a redação que fugir ao tema proposto será anulada 1
Estrutura do texto Avalia se o usuário consegue fazer uma boa utilização dos parágrafos e dos demais recursos de construção de texto 1.5
Estrutura de ideias Avalia se o usuário consegue organizar seu pensamento de forma a defender seu ponto de vista e permitir ao leitor a compreensão de seu texto 1.5
Vocabulário Avalia se o usuário consegue evitar a repetição de palavras durante o texto e compreendê-las, utilizando-as corretamente no que tange ao seu significado 1.5
Gramática e ortografia Avalia se o usuário escreve de acordo com as normas ortográficas vigentes no país. 1.5
NOTA FINAL: 7


Saiba como é feito a classificação da notas
0.0 - Ruim 0.5 - Fraco 1.0 - Bom 1.5 - Muito bom 2.0 - Excelente