O uso de celular nas escolas: proibi-lo ou não? - Banco de redações


O Uso do Celular na Escola

Enviada em: 08/10/2011

Status:

Corrigida
PUBLICIDADE

            O celular ganha novo destaque no cenário nacional, após a lei efetivada,  [efetivada] (que teve como mentor do projeto o deputado João Pedro) de proibi-lo  [proibí-lo] durante as aulas em escolas estaduais e futuramente nas particulares. Tendo como repercussão, os prós e contras que são discutidos por professores, pais e alunos.

            Esta lei está embasada no que é notório na maioria das escolas, o uso indevido do aparelho pelos alunos durante as aulas. O que acarreta na dispersão da atenção dos estudantes e dificuldade dos professores em ministrar suas aulas.

            Dessa forma [Dessa forma,] o rendimento escolar diminui, os professores não lecionam aquilo que foi planejado e se tornam culpados na história pela precariedade do ensino, ou por alguma reprovação dos estudantes na escola, por exemplo.

            Porém  [Porém,] não se pode estereotipar o celular como vilão, pois devido as suas múltiplas funções, o aparelho instiga a criatividade e interatividade dos alunos. Por exemplo, um brasiliense de treze anos cria aplicativos para a Apple, maior empresa de tecnologia de computadores e telefonia, tudo isso devido ao estímulo correto que lhe foi proporcionado pelos pais e professores.

            As feiras escolares de ciências, são uma boa ferramenta na exploração deste interesse tecnológico pelos alunos, neste ambiente é possível aperfeiçoar o conhecimento sobre o celular, através de pesquisas escolares e também por palestras de profissionais especialistas no assunto. Ou seja, um espaço adequado, para que alunos exponham suas idéias e interesses, e não tenha a necessidade se  [de] seu uso durante as aulas.

            O uso do aparelho durante as aulas devem  [deve] ser banidos [banido] , mesmo porque isto não se enquadra como matéria de aula na grade curricular estipulada pelo Ministério da Educação. Porém  [Porém,] em atividades extracurriculares podem ser usados, mas sempre com um acompanhamento de um profissional do assunto, para que os alunos não o utilizem somente em jogos ou envio de mensagens.

Comentários do corretor


Você soube apresentar ideias em torno do seu ponto de vista sobre o tema. A questão do  uso em feiras de ciências levantada por você, por exemplo, corroborou para validar seu posicionamento. Procure apenas extrapolar o recorte temático com ideias e argumentos que vão além do senso comum.

Leia e produza sempre!


Competências avaliadas


Item Nota
Conteúdo Avalia se o texto corresponde às expectativas geradas pela proposta do tema. Assim como no vestibular, aqui a redação que fugir ao tema proposto será anulada 1.5
Estrutura do texto Avalia se o usuário consegue fazer uma boa utilização dos parágrafos e dos demais recursos de construção de texto 1.5
Estrutura de ideias Avalia se o usuário consegue organizar seu pensamento de forma a defender seu ponto de vista e permitir ao leitor a compreensão de seu texto 1.5
Vocabulário Avalia se o usuário consegue evitar a repetição de palavras durante o texto e compreendê-las, utilizando-as corretamente no que tange ao seu significado 1.5
Gramática e ortografia Avalia se o usuário escreve de acordo com as normas ortográficas vigentes no país. 1
NOTA FINAL: 7


Saiba como é feito a classificação da notas
0.0 - Ruim 0.5 - Fraco 1.0 - Bom 1.5 - Muito bom 2.0 - Excelente