Um aparelho benigno e maligno - Banco de redações


O Uso do Celular na Escola

Enviada em: 08/10/2011

Status:

Corrigida
PUBLICIDADE

Ter um telefone celular hoje em dia, tornou se para o brasileiro uma necessidade tão grande como ter uma conta bancária. Com um telefone celular, a pessoa pode ter o mundo na palma de sua mão, pois um celular moderno hoje tem quase todas as funções de um micro computador, [microcomputador]  porém, há horários e lugares específicos para fazer o uso desse aparelho que revolucionou o que chamamos de comunicação nos dias atuais.

Comprar um celular hoje em dia é tudo de bom, contudo, temos que saber quando e como usa lo [usá-lo], pois há ocasiões que certos recursos do celular não são necessários, como [como, ]por exemplo, em uma escola. Não há nenhuma necessidade de um aluno querer fazer certas coisas durante a aula, como: acessar a internet, escutar músicas, se comunicar com os amigos através de torpedos, etc. São coisas que dissipam a concentração do aluno durante uma explicação, que muitas vezes, pode ser o tema da sua prova de vestibular, coisa que sem sombra de dúvida [, sem sombra de dúvida, ]abre as portas para o futuro do aluno.

Basta uma música, uma curiosidade na internet ou simplesmente um jogo para que a atenção do aluno se foque completamente no aparelho móvel, fazendo com que o mesmo se esqueça que tem alguém na frente preparando o [o preparando] para a vida profissional depois da escola. Muitos alunos não sabem lidar com o aparelho, por isso que a lei que proíbe o celular em sala foi aprovada.

Tomar medidas contra celular em sala de aula é mais do que criar mais uma lei. Os parlamentares que criaram essa lei estão nos mostrando que tem alguém que se preocupa com o desenvolvimento dos alunos nas escolas da rede pública. Porém, não adianta ter uma lei que não é respeitada, pois na maioria das escolas ninguém a respeita, e muitos dos professores e diretores não se preocupam em fazer acontecer o que está decretado como lei.

Conclui se [Conclui-se] que, do mesmo modo que o celular pode trazer efeitos benignos, pode também trazer efeitos malignos para as pessoas que não sabem fazer o uso desse aparelho. Com o tempo a tecnologia dos aparelhos móveis só tem a evoluir cada vez mais e a freqüência do aparelho na sala de aula tende a crescer muito também, pois a fonte disso são os pais: se todos eles permitem os alunos usarem celular em pleno horário de aula, como a lei irá funcionar? A situação chega a virar uma guerra entra pais e professores.

Comentários do corretor


Você soube apresentar ideias em torno da problemática do tema. Mas, vá além do senso comum e do esperado. Mobilize fatos, dados, exemplos que embasem suas análises e reflexões para enriquecer seu projeto de texto. Extrapole o recorte temático.


Competências avaliadas


Item Nota
Conteúdo Avalia se o texto corresponde às expectativas geradas pela proposta do tema. Assim como no vestibular, aqui a redação que fugir ao tema proposto será anulada 1.5
Estrutura do texto Avalia se o usuário consegue fazer uma boa utilização dos parágrafos e dos demais recursos de construção de texto 1.5
Estrutura de ideias Avalia se o usuário consegue organizar seu pensamento de forma a defender seu ponto de vista e permitir ao leitor a compreensão de seu texto 1.5
Vocabulário Avalia se o usuário consegue evitar a repetição de palavras durante o texto e compreendê-las, utilizando-as corretamente no que tange ao seu significado 1.5
Gramática e ortografia Avalia se o usuário escreve de acordo com as normas ortográficas vigentes no país. 1.5
NOTA FINAL: 7.5


Saiba como é feito a classificação da notas
0.0 - Ruim 0.5 - Fraco 1.0 - Bom 1.5 - Muito bom 2.0 - Excelente