A lei mal cumprida - Banco de redações


O Uso do Celular na Escola

Enviada em: 08/10/2011

Status:

Corrigida
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             Hoje em dia    [Hoje em dia, ] todos sabem que a circulação da informação no mundo é indispensável. Para isso, em tempos recordes, estão sendo criados aparelhos cada vez mais modernos e de menor custo para que todos desfrutem deste meio de informação.

            Dentre esses meios, o mais utilizado por grande parte da população é o celular. Uma pesquisa revela que nos Estados Unidos o número de pessoas que possuem aparelho celular é o mesmo número de pessoas que têm acesso a banheiros. O que faz com que até crianças e adolescentes tenham acesso a estes recursos.

Embora o uso desses aparelhos seja de extrema importância, já foi comprovado que o aparelho celular pode atrapalhar a concentração de muitos estudantes brasileiros na sala de aula. Muitos deles escutam músicas, utilizam calculadoras e outros aplicativos disponíveis recentemente (jogos, redes sociais, dicionário, tanto de língua portuguesa quanto de línguas estrangeiras, entre outros), além de fazer pesquisas na internet relacionadas ao conteúdo escolar sem autorização do professor. Isso preocupa muito em um país onde o investimento em educação é mínimo e que o desenvolvimento da educação é a esperança de muitos para no futuro ser um país melhor.

Para tentar solucionar esse problema o governo criou uma lei que proíbe o uso de celular nas escolas, o que foi aceito por alguns, mas rejeitado por outros. Por exemplo, alguns pais incentivam seus filhos a levar o celular nas escolas no caso de precisar entrar em contato com o filho (mesmo sabendo que a escola disponibiliza telefone fixo para isso).

Por isso, somente colocar uma lei no papel não irá fazer a diferença necessária. O que realmente mudaria a situação nas escolas é a conscientização dos estudantes e, principalmente, a incentivação e proibição concreta da parte dos professores em relação a seus alunos.

Comentários do corretor


Você soube apresentar ideias e argumentos em torno do seu ponto de vista sobre o tema proposto. Todavia, procure explorar mais a problemática do recorte temático. Discuta sobre os prós e contras da proibição, levante fatos que definam sua posição, enfim.

Sucesso!

Hoje em diaEvite chavões!


Competências avaliadas


Item Nota
Conteúdo Avalia se o texto corresponde às expectativas geradas pela proposta do tema. Assim como no vestibular, aqui a redação que fugir ao tema proposto será anulada 1
Estrutura do texto Avalia se o usuário consegue fazer uma boa utilização dos parágrafos e dos demais recursos de construção de texto 1.5
Estrutura de ideias Avalia se o usuário consegue organizar seu pensamento de forma a defender seu ponto de vista e permitir ao leitor a compreensão de seu texto 1
Vocabulário Avalia se o usuário consegue evitar a repetição de palavras durante o texto e compreendê-las, utilizando-as corretamente no que tange ao seu significado 1.5
Gramática e ortografia Avalia se o usuário escreve de acordo com as normas ortográficas vigentes no país. 1.5
NOTA FINAL: 6.5


Saiba como é feito a classificação da notas
0.0 - Ruim 0.5 - Fraco 1.0 - Bom 1.5 - Muito bom 2.0 - Excelente