Com o avanço da tecnologia surgiu um novo meio de comunicação, o celular, com ele é possível se comunicar com pessoas a milhares de quilômetros. Durante o avanço dessa nova era [era, ]o ser humano adaptou o celular a sua vida de uma forma que, o mesmo se torna indispensável para algumas pessoas em todos os momentos. Em casa, na rua, no trabalho ou na escola, sempre encontraremos esse aparelho.
Sabemos que o celular é essencial para nos comunicarmos, com ele resolvemos boa parte de nossos problemas e, infelizmente, não podemos simplesmente descartá-lo do nosso dia-a-dia. Nas escolas ele causa um grande transtorno aos professores que estão em sala de aula, mas a questão é; [é:] quem é o causador do problema, o aluno por usar o aparelho em sala de aula, durante a aula, ou a escola que não cria um plano de ação para ensinar os alunos à maneira correta de utilizar o mesmo?
Os representantes do Governo do Estado, deveriam se preocupar em treinar seus educadores para educarem os alunos de como utilizar o telefone da maneira correta, sem atrapalhar a aula.
A proibição do uso do celular não irá solucionar problema, apenas irá agravar a situação. A violência nos dias de hoje é um dos principais fatos que levam os pais a darem um celular aos filhos para os mesmos utilizarem nas escolas. A violência é tanta que nem as salas de aula escapam, a insegurança faz com que a comunicação entre pais e filhos seja constante e o celular é o meio mais fácil de manter este contato. As escolas devem adaptar-se ao avanço da tecnologia telefônica, assim como a sociedade externa se adaptou, dessa forma professores e alunos podem conviver em harmonia.
Comentários do corretor
Para chegar à excelência é necessário mobilizar argumentos que vão além do senso comum. Você apresentou ideias sobre o tema proposto, porém sem texto não saiu do esperado. Procure explorar mais a problemática do tema. Mobilize fatos, dados, exemplos, análises e reflexões que enriqueçam seu projeto de texto.
Competências avaliadas
Item | Nota | |
Conteúdo | Avalia se o texto corresponde às expectativas geradas pela proposta do tema. Assim como no vestibular, aqui a redação que fugir ao tema proposto será anulada | 1 |
Estrutura do texto | Avalia se o usuário consegue fazer uma boa utilização dos parágrafos e dos demais recursos de construção de texto | 1.5 |
Estrutura de ideias | Avalia se o usuário consegue organizar seu pensamento de forma a defender seu ponto de vista e permitir ao leitor a compreensão de seu texto | 1 |
Vocabulário | Avalia se o usuário consegue evitar a repetição de palavras durante o texto e compreendê-las, utilizando-as corretamente no que tange ao seu significado | 1.5 |
Gramática e ortografia | Avalia se o usuário escreve de acordo com as normas ortográficas vigentes no país. | 1.5 |
NOTA FINAL: | 6.5 |
Saiba como é feito a classificação da notas | ||||
0.0 - Ruim | 0.5 - Fraco | 1.0 - Bom | 1.5 - Muito bom | 2.0 - Excelente |