A conscientização como forma de melhorar o desempenho escolar - Banco de redações


O Uso do Celular na Escola

Enviada em: 06/10/2011

Status:

Corrigida
PUBLICIDADE

Com o advento da comunicação através do telefone fixo, as pessoas ficaram estupefatas com tal possibilidade. O avanço tecnológico proporcionou que as comunicações pudessem ser feitas não mais apenas de bases fixas, mas de aparelhos móveis, conhecidos como telefone celular, que teve seu uso disseminado no mundo.

No mundo contemporâneo, o uso do celular está atrelado não somente a conversação, mas também aos mais diversos recursos disponíveis, tais como câmeras fotográficas, internet, músicas, e jogos. Com essas funções unidas às facilidades de se obter um aparelho, percebe-se uma crescente adesão por partes de crianças e adolescentes fascinados com a era digital. Entretanto, o uso desenfreado em sala de aula, está [ aula está]  gerando controvérsias entre educadores e alunos, dito usuário assíduos.

A polêmica gira em torno da falta de atenção do aluno enquanto manipula ou faz uso do telefone, prejudicando o aprendizado dele e dos demais da classe. Algumas escolas particulares criaram regras próprias proibindo o uso do referido aparelho nas aulas. Não se trata de censura, uma vez que a intenção é priorizar o ensino sem interferências, melhorando a qualidade das aulas. Não há justificativa para uso do aparelho na sala de aula. As escolas estão equipadas com telefones públicos disponíveis para os alunos e se por ventura os pais necessitarem informar os filhos com urgência, poderão fazer por intermédio do telefone da própria escola.

O objetivo não é privar os alunos do celular, mas conscientizá-los que seu uso, durante as aulas, é prejudicial ao ensino de todos. Esse trabalho de conscientização deve partir da direção das escolas, expandir para os pais e surtir efeito nos alunos. Não há necessidade de deixar o aparelho celular em casa, visto que é o contato principal durante o trajeto entre pais e filhos, no entanto, ao chegar à sala de aula se faz necessário desligar o aparelho para melhorar o ambiente de aprendizagem.

Cabe aos professores mostrar aos seus discentes que o uso do aparelho celular em sala prejudica muito o aprendizado, porém melhor que punições é a conscientização. O aluno deverá perceber que sem celular ligado na classe, alcançará melhor desempenho e conseqüentemente melhores notas.

 

 

Comentários do corretor


Você soube organizar um projeto de texto claro que trouxe ideias pertinentes em torno da problemática do tema. No entanto, procure ir além do esperado. Mobilize diferentes vozes, discuta os prós e contras da questão e apresente um ponto de vista através de argumentos que extrapolem o recorte temático.

Leia e produza sempre!


Competências avaliadas


Item Nota
Conteúdo Avalia se o texto corresponde às expectativas geradas pela proposta do tema. Assim como no vestibular, aqui a redação que fugir ao tema proposto será anulada 1.5
Estrutura do texto Avalia se o usuário consegue fazer uma boa utilização dos parágrafos e dos demais recursos de construção de texto 2
Estrutura de ideias Avalia se o usuário consegue organizar seu pensamento de forma a defender seu ponto de vista e permitir ao leitor a compreensão de seu texto 1.5
Vocabulário Avalia se o usuário consegue evitar a repetição de palavras durante o texto e compreendê-las, utilizando-as corretamente no que tange ao seu significado 2
Gramática e ortografia Avalia se o usuário escreve de acordo com as normas ortográficas vigentes no país. 2
NOTA FINAL: 9


Saiba como é feito a classificação da notas
0.0 - Ruim 0.5 - Fraco 1.0 - Bom 1.5 - Muito bom 2.0 - Excelente