Por escolas sem celulares! - Banco de redações


O Uso do Celular na Escola

Enviada em: 05/10/2011

Status:

Corrigida
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           O celular vem conquistando, cada vez mais, adeptos brasileiros desde o ano 2000. A praticidade com que esse aparelho viabilizou a comunicação entre a população é indiscutível, mas o seu uso de forma indiscriminada no âmbito escolar pode prejudicar a concentração dos alunos e a produtividade das aulas.

          Para controlar o uso do celular na rede pública de ensino, foi criada em 2008 uma lei que proíbe a utilização do aparelho dentro da sala de aula. O projeto dividiu opiniões, pois apesar dessa tecnologia estar disseminada na sociedade,   1   nem todos os jovens e crianças utilizam o celular no colégio. E os pais também fazem uso dessa tecnologia para se comunicarem com os filhos e ficarem seguros quando não estão por perto.

          De qualquer modo, essa medida é educativa e preventiva, pois hoje em dia, com o aumento da tecnologia, alguns celulares possuem o dispositivo “bluetooth” – que permite a troca de informações entre os celulares, sem necessitar a presença de fio ou crédito no aparelho. Esse sistema facilita a conversa dos alunos dentro da sala de aula e possivelmente cria uma cola moderna em dias de prova.

          Logo, quando se tem uma estrutura escolar pública de qualidade, a proibição do celular é válida. Pois alunos poderão fazer uso do telefone do colégio em questões emergenciais e os pais ficarão confiantes que os seus filhos estarão seguros e de fato, estudando.

Comentários do corretor


Você soube desenvolver um projeto de texto claro e bem organizado. Porém, procure extrapolar o senso comum quanto à sua argumentação. Trabalhe melhor, através de argumentos plausíveis, porque o celular deve ser proibido. A facilidade de ocorrer  a "cola" é o único problema gerado pelo uso do celular no ambiente escolar? Expanda suas ideias.

  1   Acredito que esta frase não traduziu o que você pretendia dizer. O problema não está no uso do celular por jovens na escola? Então, como este não está sendo usado por crianças e adolescentes? Reveja!


Competências avaliadas


Item Nota
Conteúdo Avalia se o texto corresponde às expectativas geradas pela proposta do tema. Assim como no vestibular, aqui a redação que fugir ao tema proposto será anulada 1
Estrutura do texto Avalia se o usuário consegue fazer uma boa utilização dos parágrafos e dos demais recursos de construção de texto 1.5
Estrutura de ideias Avalia se o usuário consegue organizar seu pensamento de forma a defender seu ponto de vista e permitir ao leitor a compreensão de seu texto 1
Vocabulário Avalia se o usuário consegue evitar a repetição de palavras durante o texto e compreendê-las, utilizando-as corretamente no que tange ao seu significado 1
Gramática e ortografia Avalia se o usuário escreve de acordo com as normas ortográficas vigentes no país. 2
NOTA FINAL: 6.5


Saiba como é feito a classificação da notas
0.0 - Ruim 0.5 - Fraco 1.0 - Bom 1.5 - Muito bom 2.0 - Excelente