Ensinar é sempre a melhor opção - Banco de redações


O Uso do Celular na Escola

Enviada em: 05/10/2011

Status:

Corrigida
PUBLICIDADE

O mundo atual é um mundo de tecnologia, modernidade, agilidade, enfim, a televisão, o rádio e até mesmo a internet, já estão ficando para trás. Hoje [Hoje, ]são os aparelhos de celulares que cada vez mais revolucionam a sociedade, smartphone, ipode, iphone e assim por diante, cada vez mais sofisticados e consequentimente [consequentemente], despertam mais desejos nos jovens.

Hoje em dia, todo adolescente não sabe mais o que é viver sem um aparelho celular, como podemos proibir o uso de celular no ambiente escolar? Na realidade não podemos, pois no mundo em que vivemos, o aparelho se tornou um meio de comunicação com familiares, de ligação com a sociedade que vive em constante evolução. Também porque vivemos no meio muita violência e o celular é uma peça fundamental de segurança trazendo mais tranquilidade para os pais.

Uma coisa sabemos, do jeito que estar [está, ]o celular atrapalha colegas, professores e até mesmo o próprio aluno, quando o assunto é aprendizado. Esse é um dilema a resolver, o celular como muitos outros problemas, possui um lado positivo, mas tembém  [também] um lado negativo.

A forma mais adequada para lidar com essa situação é ensinado [ensinando] a nossa juvenude [juventude] como os telefones moveis  [móveis] são funtamentais, e principamente, qual a forma ideal para o uso deles. Então [Então, ]por que proibir o uso do celular em ambiente escola [escolar] , local adequado para o aprendizado. [para o aprendizado ?   1   

Para dar certo é necessário que os professores se aprimorem em novos métodos de aprendizados, projetem novas maneiras de ensinamentos, para transformar o celular um aliado do professor, fazendo com que as crianças e adolecescentes utilizem os celulares para fazerem trabalhos, buscarem notícias atualizadas, fazendo com que as aulas se tornem mais agradaveis [agradáveis] e divertidas. 

Enfim, a proibição não é o melhor caminho, pois as pessoas de alguns anos atrás cresceram e estudaram sem os aparelhos celulares, as crianças e adolecescentes de hoje nasceram com os celulares, não vivem sem o twitter, msn, orkut, iphone, então vamos ensina-los  [ensiná-los] a utilizarem essas ferramentas de maneira correta, essa sim é a solução.

Comentários do corretor


Um dos maiores problemas de seu projeto de texto é a má organização. Desmembre seu texto em parágrafos e evite períodos longos a fim de não prejudicar a construção de sentido de sua produção. Procure trabalhar melhor as ideias que envolvem o seu ponto de vista, que é a não proibição do uso do celular, para convencer seu  interlocutor de sua posição.

  1    O uso do ponto de interrogação é indispensável no formulamento de perguntas. Atente-se!


Competências avaliadas


Item Nota
Conteúdo Avalia se o texto corresponde às expectativas geradas pela proposta do tema. Assim como no vestibular, aqui a redação que fugir ao tema proposto será anulada 1
Estrutura do texto Avalia se o usuário consegue fazer uma boa utilização dos parágrafos e dos demais recursos de construção de texto 0.5
Estrutura de ideias Avalia se o usuário consegue organizar seu pensamento de forma a defender seu ponto de vista e permitir ao leitor a compreensão de seu texto 1
Vocabulário Avalia se o usuário consegue evitar a repetição de palavras durante o texto e compreendê-las, utilizando-as corretamente no que tange ao seu significado 1
Gramática e ortografia Avalia se o usuário escreve de acordo com as normas ortográficas vigentes no país. 0.5
NOTA FINAL: 4


Saiba como é feito a classificação da notas
0.0 - Ruim 0.5 - Fraco 1.0 - Bom 1.5 - Muito bom 2.0 - Excelente