Todos os dias nos chegam notícias do envolvimento de políticos em escândalos, roubos, interceptações, apropriação de bens públicos e tantas outras ilegalidades. Somente esse ano, durante o governo da presidenta Dilma [vírgula] nos foram apresentadas inúmeras provas da corrupção generalizada em nosso país. Deputados são flagrados recebendo propina, filmados com comparsas arquitetando planos com o dinheiro público, mas as punições não acontecem e novos casos ocorrem com mais frequência.
A lei vigente tem grande responsabilidade na não aplicação das punições. Nossa legislação protege as camadas mais agraciadas e os poderosos são sempre isentos, quando muito pagam com a devolução de parte do que foi roubado, mas cadeia mesmo é para o pobre.
A corrupção, assim como outras mazelas de nossa população[vírgula] é intrinsicamente ligada à educação, a falta de educação e os escassos avanços e investimento na área educativa. O povo brasileiro não sabe de seus direitos e os deveres dos políticos tão pouco. Poucas são as manifestações populares contra a corrupção, elas deveriam ser diárias. A população que sofre com a corrupção é a mesma que aceita a troca de favores durante as campanhas eleitorais, seja por uma cesta básica ou dentadura.
Ao contrário de algo inerente ao nosso país, a corrupção é o espelho das adversidades que vive grande parte de nosso povo. É a pobreza, a falta de saúde, educação e segurança que financia os atos corruptos. São as dificuldades de sobrevivência e a ignorância advinda da falta de estudo que facilita a disseminação da corrupção.
É necessário, portanto, que a pequena parcela de políticos, letrados, juízes que se interessam pelo avanço da igualdade, fortaleçam as leis e as aplique da mesma forma, independente da classe social e do status político. A população cabe fiscalizar, participar e cobrar investimentos do setor público. O exercício da cidadania é arma forte contra a impunidade política, só basta ser mais bem executado.
Comentários do corretor
Você apresentou ideias em torno do tema proposto. Mas, procure trabalhar mais sua linha argumentativa a fim de explorar melhor a problemática suscitada pelo tema. Mobilize fatos, dados , exemplos, citações, análises e reflexões que enriqueçam seu projeto de texto e extrapolem o senso comum.
Competências avaliadas
Item | Nota | |
Conteúdo | Avalia se o texto corresponde às expectativas geradas pela proposta do tema. Assim como no vestibular, aqui a redação que fugir ao tema proposto será anulada | 1 |
Estrutura do texto | Avalia se o usuário consegue fazer uma boa utilização dos parágrafos e dos demais recursos de construção de texto | 1.5 |
Estrutura de ideias | Avalia se o usuário consegue organizar seu pensamento de forma a defender seu ponto de vista e permitir ao leitor a compreensão de seu texto | 1.5 |
Vocabulário | Avalia se o usuário consegue evitar a repetição de palavras durante o texto e compreendê-las, utilizando-as corretamente no que tange ao seu significado | 1.5 |
Gramática e ortografia | Avalia se o usuário escreve de acordo com as normas ortográficas vigentes no país. | 1.5 |
NOTA FINAL: | 7 |
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