Todos os dias a mídia “nos diz” o que fazer, o que é felicidade, o que beber... a cada dia nos persuade no modo de visão do mundo, do que é certo e do que é errado, do que é real e do que é ilusão, muda nossa vida social e até sexual.
O avanço tecnológico de comunicação alcançado no fim do século XX e inicio [início] do XXI, devido em boa parte ao advento da globalização, trouxe inúmeras vantagens e praticidades, da qual destacamos a MÍDIA, mas também um ônus, a exposição da família ao conteúdo majoritariamente nada educativo dela.
A mídia como todo e qualquer negócio de cunho capitalista necessita de dinheiro, por isso [vírgula]aceita exibir publicidades de qualquer anunciante que pague (bem), é neste cenário que entra nosso primeiro problema, o alto consumo de bebidas alcoólicas, em especial entre os adolescentes do sexo masculino, que se encantam com os comerciais de cerveja, onde [em que] mulheres semidespidas adoram homens que consomem o produto, existe o indicativo previsto em lei pelo ECA: “Proibido à [a] menores de 18 anos”. Mas [vírgula]nesta idade com os “hormônios em ebulição” fica (quase) impossível respeitar a lei.
Nosso segundo problemas [problema] nasce no âmbito de que os meios de comunicação necessitam de anunciantes para lucrar e para isso é imprescindível primeiro atrair o público, fazendo-se necessário uma programação convidativa, é ai que destacamos a televisão e suas campeãs de audiência, as novelas, onde nosso problema se alastra, como exemplo[vírgula] podemos citar cenas “quentes” exibidas, em que os protagonistas (adorados pelo público) tem uma esplendorosa noite ou dia de amor, é nesse contexto que em destaque as adolescente do sexo feminino sonham estar, por isso[vírgula] anseiam por uma vida amorosa igual e “se entregam”, quando percebem que a realidade não é assim, só há motivos para arrependimento.
Esses problemas, também estão incrustados no pensamento de cada um que não tem discernimento suficiente para saber diferir o plausível do não plausível, como é o caso dos adolescentes. O Ministério Público já tomou medidas para diminuir esses agravantes, como a classificação etária para “sites”, programas de televisão e rádio, contudo apenas isso não é suficiente para transpor os problemas. Enquanto não pode ser colocada em prática uma solução totalmente eficaz, apenas podemos tentar resistir a essa influência e proteger-nos através de nossa consciência crítica.
Comentários do corretor
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Competências avaliadas
Item | Nota | |
Conteúdo | Avalia se o texto corresponde às expectativas geradas pela proposta do tema. Assim como no vestibular, aqui a redação que fugir ao tema proposto será anulada | 2 |
Estrutura do texto | Avalia se o usuário consegue fazer uma boa utilização dos parágrafos e dos demais recursos de construção de texto | 1.5 |
Estrutura de ideias | Avalia se o usuário consegue organizar seu pensamento de forma a defender seu ponto de vista e permitir ao leitor a compreensão de seu texto | 1.5 |
Vocabulário | Avalia se o usuário consegue evitar a repetição de palavras durante o texto e compreendê-las, utilizando-as corretamente no que tange ao seu significado | 1.5 |
Gramática e ortografia | Avalia se o usuário escreve de acordo com as normas ortográficas vigentes no país. | 1.5 |
NOTA FINAL: | 8 |
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0.0 - Ruim | 0.5 - Fraco | 1.0 - Bom | 1.5 - Muito bom | 2.0 - Excelente |