APENAS UMA QUESTÃO DE ESCOLHA - Banco de redações


Influência da Mídia

Enviada em: 25/08/2011

Status:

Corrigida
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Que a mídia influencia o pensamento e o comportamento social não há dúvida: a mídia quem [que] dita valores e padrões de beleza; a mídia quem [que] difunde a moda e o estilo de vida que qualquer ser humano gostaria de ter; e, além disso, a mídia é quem acompanha a maior parte do tempo da vida de uma criança e de um adolescente. No entanto, bastaria à [a] humanidade, principalmente aos pais em geral, a autonomia responsável e consciente de saber escolher a programação adequada e os canais aos quais seus filhos estariam expostos a assistir.

Nesse sentido, muitas pesquisas já foram realizadas tendo como base a preocupação da influência negativa da mídia no comportamento humano. Em 1982, o Instituto Americano de Saúde Mental divulgou os efeitos da exposição televisionada nas crianças, todos eles confirmando o aumento da agressividade e violência, do medo em relação ao seu meio e da insensibilidade perante o sofrimento alheio.

Prova de que o resultado das pesquisas é real são os casos de extrema violência que acompanhamos pela própria mídia, nos quais jovens adolescentes praticam crimes horrendos em escolas, atingindo vítimas em massa. Se isso não bastasse, ainda mais próximo de cada um de nós é a realidade de violência e agressividade percebida nas crianças no dia a dia das escolas, com os amigos ou em até mesmo em casa com os familiares. É notável o comportamento irritado, impaciente, hostil numa quase totalidade de crianças, adolescentes e jovens, principalmente no ambiente escolar.

Das pesquisas em psicologia realizadas, a boa notícia é que delas resultam diretrizes e leis que regulam a veiculação de programas televisivos violentos, sugerindo às redes de televisão que incluam programação educativa, focando as necessidades intelectuais e cognitivas, limitando e fiscalizando a programação cujas cenas possam instigar a violência.

Entretanto, não demonstra eficácia para a mudança do comportamento social apenas a ampla cooperação que as pesquisas têm dado às emissoras na produção de conteúdos televisivos de qualidade. É preciso muito mais! É preciso, em primeiro plano, que pais e educadores estejam atentos e façam, verdadeiramente e com muito zelo, a opção pela não violência na hora de escolherem o que seus filhos e educandos podem assistir na TV. Dessa forma, sim, seria mesmo uma questão de escolha! 

Comentários do corretor


Parabéns!

Você soube desenvolver seu projeto de texto e abordar questões que abordaram a problemática do tema. Preocupe-se apenas com a clareza e objetividade de sua produção.

Sucesso!


Competências avaliadas


Item Nota
Conteúdo Avalia se o texto corresponde às expectativas geradas pela proposta do tema. Assim como no vestibular, aqui a redação que fugir ao tema proposto será anulada 2
Estrutura do texto Avalia se o usuário consegue fazer uma boa utilização dos parágrafos e dos demais recursos de construção de texto 2
Estrutura de ideias Avalia se o usuário consegue organizar seu pensamento de forma a defender seu ponto de vista e permitir ao leitor a compreensão de seu texto 1.5
Vocabulário Avalia se o usuário consegue evitar a repetição de palavras durante o texto e compreendê-las, utilizando-as corretamente no que tange ao seu significado 1.5
Gramática e ortografia Avalia se o usuário escreve de acordo com as normas ortográficas vigentes no país. 1.5
NOTA FINAL: 8.5


Saiba como é feito a classificação da notas
0.0 - Ruim 0.5 - Fraco 1.0 - Bom 1.5 - Muito bom 2.0 - Excelente