São 19 horas. O empregado impulsivamente já está em casa, mesmo que seja preciso pedir licença para sair do trabalho. Homens, mulheres e até crianças olham anciosos [ansiosos] para o relógio! Não poderiam deixar de perder mais um capítulo da novela.
Este é o Brasil das 19 horas, o qual avulta a violência, o ódio, a inveja, a intriga através do desfilar de novelas do mais baixo nível(com raríssimas excessões). E não basta a atração das 19 acabar, que já tem outras nos horários seguintes. Entretanto, no intermédio entre uma novela e outra, há o telejornal, um dos poucos programas aproveitáveis. Mas as pessoas o ignora, se assistem a Globo e é hora do Jornal Nacional, a maioria ou desliga a televisão, ou transfere o canal, para o TV Fama[vírgula] por exemplo.Assim sendo, por meio desses programas, a população tem o risco de adquirir a cada impropério retratado.
Nesse sentido, a mídia transforma as pessoas em sujeitos passivos de suas próprias vidas. Sua interferência é tal, que começa desde criança, através dos programas infantis. Em 1998, a ONU fez uma pesquisa sobre os desenhos animados transmitidos pela tv brasileira com o objetivo de medir a quantidade de violência passada para as crianças. De acordo com a pesquisa, uma criança que assista a duas horas de desenho animado estará exposta a 40 cenas de violência explícita, já em um mês seria 1200 cenas e, em um ano[vírgula] 14400. É realmente um resultado preocupante, o qual pode explicar o alto número de crianças que já começam a adolescência entregues ao comportamento antissocial, a agressividade e em alguns casos, a criminalidade.
A mídia brasileira também já influenciou e ainda influencia em muitas candidaturas políticas. O caso Collor, ACM, Ibsen Pinheiro, os horários eleitorais são exemplos. A televisão ajuda a esconder as ''máscaras'' de cada político, uma vez que só transmite aquilo que de melhor ele poderia fazer. Com isso, o Brasil se infesta de governantes descompromissados, egocêntricos e corruptos.
Qual seria, então, a finalidade da televisão? Que objetivos posso esperar deste importante invento? Responderia com duas palavras: educação e diversão. Estes são aspectos que um dos mais essenciais veículos de comunicação de massa não poderia desprezar. O povo precisa de educação, de informação, precisa deixar de ser espectador de sua própria vida e dá um salto, aprender a pensar, refletir, analisar, pois segundo Max, só o conhecimento é capaz de libertar o homem. O ser que trabalha também precisa, e muito, de diversão. Quem sabe um dia a televisão brasileira atingirá plenamente esses objetivos.
Comentários do corretor
Parabéns!
Você soube desenvolver um projeto de texto que abordou a problemática imposta pelo tema e evidenciou sua posição crítica.
Continue lendo e produzindo! Sucesso!
Competências avaliadas
Item | Nota | |
Conteúdo | Avalia se o texto corresponde às expectativas geradas pela proposta do tema. Assim como no vestibular, aqui a redação que fugir ao tema proposto será anulada | 2 |
Estrutura do texto | Avalia se o usuário consegue fazer uma boa utilização dos parágrafos e dos demais recursos de construção de texto | 2 |
Estrutura de ideias | Avalia se o usuário consegue organizar seu pensamento de forma a defender seu ponto de vista e permitir ao leitor a compreensão de seu texto | 2 |
Vocabulário | Avalia se o usuário consegue evitar a repetição de palavras durante o texto e compreendê-las, utilizando-as corretamente no que tange ao seu significado | 2 |
Gramática e ortografia | Avalia se o usuário escreve de acordo com as normas ortográficas vigentes no país. | 1.5 |
NOTA FINAL: | 9.5 |
Saiba como é feito a classificação da notas | ||||
0.0 - Ruim | 0.5 - Fraco | 1.0 - Bom | 1.5 - Muito bom | 2.0 - Excelente |