Com o avanço da tecnologia, a mídia está com uma força de influência surpreendente inclusive no que diz respeito ao culto à beleza do corpo. Assim, podendo levar muitas pessoas a fazerem dietas exageradas ou, até mesmo, a doenças - geralmente desenvolvidas pela insistência em emagrecer demasiadamente - como a bulimia e a anorexia.
O padrão de estética das 'top models', que normalmente é divulgado nos meios de comunicação, vem sendo absorvido, muitas vezes de forma negativa, sobretudo pelas adolescentes com baixa autoestima. Afinal, a grande maioria da população tem acesso à internet, rádio, televisão... Que divulgam as novidades do mundo da moda; e, cada vez mais, com isso estão surgindo mais casos de pessoas que se acham gordas mesmo estando magras, principalmente meninas entre 14 e 18 anos.
Um projeto realizado por alunas da Escola Secundária Adolfo Portela, tem objetivos bem definidos: alertar a sociedade para as causas e consequências, e, também, explicar sobre o poder de influência que a mídia exerce quando se trata da beleza corporal.
Nesse sentido, seria interessante que novos projetos fossem criados para dar ênfase na conscientização das pessoas quanto aos distúrbios crescentes; e que eles fossem divulgados tanto quanto as tendências da moda, nas quais, em muitos casos, podem fazer muito mal à saúde alheia.
Comentários do corretor
Você apresentou exemplos que evidenciam a problemáticao do tema. Diante disso, procure apresentar análises e reflexões, evidenciar sua posição crítica a fim de enriquecer seu projeto de texto.
Leia e produza sempre!
Competências avaliadas
Item | Nota | |
Conteúdo | Avalia se o texto corresponde às expectativas geradas pela proposta do tema. Assim como no vestibular, aqui a redação que fugir ao tema proposto será anulada | 1 |
Estrutura do texto | Avalia se o usuário consegue fazer uma boa utilização dos parágrafos e dos demais recursos de construção de texto | 1.5 |
Estrutura de ideias | Avalia se o usuário consegue organizar seu pensamento de forma a defender seu ponto de vista e permitir ao leitor a compreensão de seu texto | 1 |
Vocabulário | Avalia se o usuário consegue evitar a repetição de palavras durante o texto e compreendê-las, utilizando-as corretamente no que tange ao seu significado | 1.5 |
Gramática e ortografia | Avalia se o usuário escreve de acordo com as normas ortográficas vigentes no país. | 2 |
NOTA FINAL: | 7 |
Saiba como é feito a classificação da notas | ||||
0.0 - Ruim | 0.5 - Fraco | 1.0 - Bom | 1.5 - Muito bom | 2.0 - Excelente |