É óbvio que o avanço tecnológico tem proporcionado, sobretudo nos meios de comunicação, uma verdadeira revolução na troca de informações. Apesar disso, essa mesma tecnologia que informa, ao mesmo tempo, aliena e massifica os que a usam. Porém, quando utilizada de maneira regrada, ela permite a inclusão das pessoas na nova regionalização global.
Nesse contexto, a Nova Ordem Mundial, à qual o mundo capitalista presencia, impõe de certa forma, dogmas e conceitos à sociedade, o que estimula o consumismo exagerado e a conseqüente perda dos valores sociais. Na televisão, por exemplo, são inúmeras as publicidades que intencionam os telespectadores a comprarem produtos cada vez mais sofisticados.
Tal perda dos valores sociais pode ser verificada na diminuição do tempo que pais e filhos dispõem para ficarem juntos. Essa gradual falta de sintonia afetiva denuncia o excesso do uso da mídia mesmo em atividades simples. Contudo, é preferível um passeio familiar a museus, cinemas, a ficar em frente da televisão ou do computador sem que ambos interajam socialmente.
Apesar de toda essa problemática, sabe-se, hoje, que a não utilização dessas inovações modernas ocasiona regresso social e ideológico, pois elas nos situam no espaço geográfico. No Brasil, por exemplo, embora sejam muitos os “conectados”, há os sem acesso a elas. Estes últimos, sem condições socioeconômicas, aumentam o lado periférico da desinformação.
Enfim, o uso desordenado da mídia acarreta problemas sociais e ideológicos; todavia, quando utilizada sob certo controle, ela nos permite ficar atualizados e incorporados ao mundo. E será dessa maneira, que os indivíduos poderão fortalecer os vínculos entre si e a conseqüente formação de sociedades mais harmônicas e felizes.
Comentários do corretor
É notória sua posicão crítica sobre o tema proposto, você soube levantar questões que envolvem a problemática do tema. No entanto, procure mobilizar argumentos embasados em fatos, dados, exemplos que corroborem com seu ponto de vista e explorem o tema proposto.
Leia e produza sempre!
Competências avaliadas
Item | Nota | |
Conteúdo | Avalia se o texto corresponde às expectativas geradas pela proposta do tema. Assim como no vestibular, aqui a redação que fugir ao tema proposto será anulada | 1.5 |
Estrutura do texto | Avalia se o usuário consegue fazer uma boa utilização dos parágrafos e dos demais recursos de construção de texto | 2 |
Estrutura de ideias | Avalia se o usuário consegue organizar seu pensamento de forma a defender seu ponto de vista e permitir ao leitor a compreensão de seu texto | 2 |
Vocabulário | Avalia se o usuário consegue evitar a repetição de palavras durante o texto e compreendê-las, utilizando-as corretamente no que tange ao seu significado | 2 |
Gramática e ortografia | Avalia se o usuário escreve de acordo com as normas ortográficas vigentes no país. | 2 |
NOTA FINAL: | 9.5 |
Saiba como é feito a classificação da notas | ||||
0.0 - Ruim | 0.5 - Fraco | 1.0 - Bom | 1.5 - Muito bom | 2.0 - Excelente |